Suspeita de compra de votos com uso de dinheiro falso é alvo de operação em cidade de SC

Uma operação da Polícia Federal, apelidada de “Falsa Promessa”, foi deflagrada nesta quarta-feira (23), em Caxambu do Sul, no Oeste de Santa Catarina. A ação investiga a suspeita de corrupção eleitoral e de uso de moeda falsa.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral, em endereços residenciais, comerciais e em órgãos públicos municipais. Segundo a PF, é investigado o possível envolvimento de dois vereadores do município.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início após uma notícia-crime de que diversos eleitores teriam recebido cédulas falsas para votar em determinados candidatos nas eleições municipais, que ocorreram na cidade em 6 de outubro.

Durante a operação deflagrada nesta quarta-feira, a polícia apreendeu aparelhos celulares e outros objetos relacionados aos crimes investigados.

Manifestação da Câmara de Vereadores

Foi apresentada na sessão ordinária da última segunda-feira (21), uma moção de apoio à Polícia Federal, ao Ministério Público Eleitoral e à Polícia Civil de Caxambu do Sul em relação às investigações. No documento também é citado o atentado sofrido pelo então candidato a prefeito, Cleomar Wagner, durante as eleições.

A moção foi apresentada pelo presidente da Câmara, Evanclei Alves de Farias, e assinada por todos os nove vereadores.

— A iniciativa dessa moção tem um objetivo só, que é fazer a justiça. Então, nós precisamos que a Polícia Federal, a Polícia Civil, que o Ministério Público tomem suas providências. Então, essa moção é no sentido de parar, também, essas falas falsas, essas fake news que estão sendo esparramas em nosso município, inclusive no Brasil inteiro tem gente comentando sobre isso. Tenho um cunhado que tem caminhão, que viaja, e outro dia estava em Goiás… pediram se não era nota falsa de Caxambu do Sul, então para ver a grandeza que tomou esses fatos, e nós precisamos que seja esclarecido — comentou o presidente em sua fala sobre a moção.

No documento também é citado o atentado sofrido pelo então candidato a prefeito, Cleomar Wagner (Foto: Câmara de Vereadores, Divulgação)

Uma operação da Polícia Federal, apelidada de “Falsa Promessa”, foi deflagrada nesta quarta-feira (23) (Foto: PF, Divulgação)