A qualidade de vida envolve diversos aspectos, como saúde, educação, lazer e cultura. No entanto, nem todos têm acesso a esses recursos, o que torna necessário o investimento de diversas entidades para promover o bem-estar comunitário. A SCGÁS, além de atuar com uma fonte de energia limpa, entende a importância de investir em iniciativas socioambientais que contribuam para a qualidade de vida da população.
Há 15 anos, a companhia apoia projetos culturais e esportivos em Santa Catarina, visando o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades. Em 2024, a SCGÁS já patrocinou cinco projetos no estado, incluindo o Projeto Esporte e Lazer, em Criciúma, liderado pela ONG Bairro da Juventude. O valor total investido em todos os projetos até o momento foi de R$508 mil, sendo R$110 mil destinados ao Projeto Escola e Lazer. “Este projeto se destaca pela diversidade de atividades esportivas e educacionais, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes, fortalecendo a autoestima, melhorando o desempenho escolar e incentivando hábitos alimentares saudáveis”, comenta Francisco Figueiredo, coordenador do comitê de avaliação dos projetos socioambientais da SCGÁS.
Os patrocínios são realizados por meio de diversas leis, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a Lei de Incentivo ao Esporte, o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), o Fundo Estadual do Idoso (FEI), o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde (Pronas) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). O edital de seleção pública de projetos é contínuo, com avaliações trimestrais dos projetos recebidos, de acordo com a apuração contábil e tributária da SCGÁS.
Francisco destaca que a SCGÁS busca apoiar projetos cada vez mais relevantes para a sociedade. “O impacto direto nas comunidades traz benefícios às pessoas atendidas, contribuindo para o desenvolvimento social, esportivo e ambiental da região Sul de Santa Catarina”, afirma.
Em 2025, a SCGÁS pretende ampliar o edital de convocação, incentivando a inscrição de projetos com foco ambiental na região Sul, já que outras áreas do estado já têm sido beneficiadas por iniciativas desse tipo. “Estamos prontos para investir na qualidade de vida dos moradores da região Sul de Santa Catarina e abertos a projetos que tragam esses benefícios”, finaliza Francisco.