Com o encerramento do inverno, o projeto Estação Inverno, promovido pelo Governo de Santa Catarina, destacou o turismo e a cultura da região serrana, mas também reforçou a importância dos serviços de saúde no período. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) desempenhou um papel fundamental, atendendo mais de 6,2 mil ocorrências entre 20 de junho e 22 de setembro. A Central de Regulação de Urgências de Lages registrou 6.204 atendimentos, dos quais 4.204 foram relacionados a casos clínicos adultos, 1.164 a problemas cardiovasculares e 857 a condições neurológicas.
Para aumentar a eficácia, a Secretaria de Estado da Saúde implantou um serviço aeromédico, utilizando helicópteros do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM). Esse serviço incluiu uma Unidade de Terapia Intensiva aérea, com médicos e enfermeiros especializados, permitindo um atendimento mais rápido a situações críticas. De acordo com Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência, “essa integração reduziu o tempo de resposta em casos graves, salvando vidas”.
Além disso, o estado investiu na aquisição de equipamentos avançados, garantindo que as equipes de saúde pudessem oferecer cuidados de alta qualidade, mesmo em áreas remotas. “Os resultados demonstram o quanto o Samu é essencial para garantir o acesso à saúde em tempo hábil. Estamos cada vez mais preparados para atender os cidadãos catarinenses e visitantes”, finalizou Fonseca.