Eleições 2024: SC consolida o voto conservador

Faltando menos de 15 dias para a realização do primeiro turno das eleições 2024, o cenário em Santa Catarina está consolidado entre representantes do campo conservador. Estado notadamente de direita, SC não vê, em nenhuma de suas grandes cidades, fortes perspectivas nos postulantes da esquerda. Ao contrário, cada vez mais fica claro que a disputa se dará entre PL, PSD e MDB, especialmente; com PP e Novo também em condições de disputa. O PT, com o presidente Lula a credenciá-lo, ainda projeta o segundo turno em Blumenau, com a deputada federal Ana Paula Lima, esposa de Décio Lima, atual presidente o Sebrae Nacional. Em Florianópolis, Lela cresceu nas últimas pesquisas, mas muito apontam a vitória de Topázio (PDS) no primeiro turno – num dos poucos cenários com apoio do PL.

Locais de votação

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) divulgou duas listas de locais de votação que sofreram alterações. Eles podem ser conferidos tanto pelo e-Título, versão digital do título de eleitor – na tela inicial do aplicativo, o eleitor pode consultar o endereço do local de votação, a seção e a zona eleitoral onde vota. O aplicativo também possui ferramentas de geolocalização, que guiam os eleitores até o local.

Site do TRE-SC

No site do TRE-SC também é possível conferir o local de votação. Além disto, a Justiça Eleitoral disponibiliza outro canal de atendimento, para aqueles que não possuem acesso aos meios digitais: o Disque-Eleitor (0800-647-3888). Além de consultar o local de votação, o eleitor pode tirar dúvidas. A ligação é gratuita.

Economia forte

O Governo do Estado divulgou os dados que consolidam a aceleração da economia no primeiro semestre de 2024 e registram, mais uma vez, crescimento do PIB acima da média nacional. A economia catarinense acelerou de 2,6% para 3,8%, enquanto a nacional manteve um crescimento de 2,5%, quando observadas as variações das estimativas dos últimos 12 meses terminados em março e os últimos 12 meses até junho.

Chapecó

Foto: Divulgação/Secom

O Conselho Estadual de Educação aprovou a autorização para que o primeiro colégio militar do Oeste seja constituído em Chapecó, dentro da estrutura do prédio da Escola de Educação Básica Zitta Flach. As aulas começam em 2025, para os alunos do 6º e 7º ano, no período vespertino. A PMSC já mantém em outras seis e este ano inaugurou uma em Jaraguá do Sul.