Cofem aprova manifesto em defesa da Constituição e da democracia
O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) aprovou um Manifesto conjunto em defesa da Constituição e dos valores democráticos no Dia Internacional da Democracia, celebrado em 15 de setembro. O manifesto, assinado por Fiesc, Fetrancesc, Fecomércio, Facisc, FCDL, Fampesc e Sebare, destaca a importância do respeito à soberania nacional, à propriedade privada, à livre concorrência e às liberdades individuais, incluindo o direito à livre expressão.

Manifesto defende liberdade de expressão

As entidades do Cofem expressam seu inconformismo com a relativa aplicação da garantia constitucional de livre manifestação. O texto enfatiza que, embora a ordem deva ser mantida, as decisões judiciais não devem ser usadas para intimidar cidadãos e empreendedores que desejam expressar suas opiniões pacificamente. O Manifesto será enviado aos deputados federais e senadores para reforçar a importância desses princípios.

Visita de Bolsonaro restrita a Balneário Camboriú e Criciúma

O roteiro do ex-presidente Jair Bolsonaro em Santa Catarina será limitado a Balneário Camboriú e Criciúma, com visitas previstas para os dias 19 e 20 de setembro. Apesar dos apelos do governador Jorginho Mello e de seus aliados, cidades como Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinville e Tubarão ficarão de fora. Em Joinville, ainda há esperança de mudanças de última hora.

Projeto de Lei “Lei Datena” visa punir agressões em debates

Após o incidente no debate para a Prefeitura de São Paulo, onde José Luiz Datena agrediu Pablo Marçal, o deputado Sanderson apresentou o Projeto de Lei nº 3.576/24, conhecido como “Lei Datena”. O projeto propõe punições mais rigorosas para agressões físicas entre candidatos, visando preservar o decoro dos debates eleitorais.

TRE-SC esclarece regras para propaganda eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) esclareceu que o tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV deve ser proporcional às candidaturas femininas e de pessoas negras, com um mínimo de 30% de registros de candidatura para cada grupo. Essas regras devem ser observadas para garantir a equidade na propaganda eleitoral.

José María Aznar palestra na Fiesc

A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) convidou o ex-presidente da Espanha, José María Aznar, para uma palestra sobre “A polarização da política mundial e suas consequências econômicas e sociais”. O evento ocorrerá no dia 2 de outubro em Florianópolis. As inscrições podem ser feitas através do site da Fiesc.