O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, determinou o envio de 20 bombeiros militares para apoiar o combate aos incêndios florestais que atingem o Mato Grosso do Sul. Os profissionais foram mobilizados para atuar nas cidades de Corumbá, Miranda e Aquidauana, áreas severamente afetadas pelas chamas. Na manhã desta quarta-feira (28), o governador acompanhou a saída do comboio em um ato que foi realizado no Centro Administrativo do Governo do Estado.
“Estamos mandando essa equipe porque a situação por lá é preocupante. Estamos mandando nossos melhores homens com expertise nesse tipo de trabalho que é o combate a incêndios. Nossos bombeiros estão indo pra ficar o tempo que for necessário. Além dos profissionais, estamos mandando maquinários e veículos para esse auxílio”, disse o governador.
A missão denominada “Operação Pantanal”, tem previsão de duração de aproximadamente 15 dias, podendo contar com o revezamento de equipes, caso necessário, para garantir a continuidade das operações e a segurança dos bombeiros envolvidos. Esta ação demonstra a solidariedade e o compromisso de Santa Catarina em apoiar outros estados em momentos de crise.
Segundo o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, a equipe enviada é especializada em combate a incêndios florestais. “São 20 profissionais todos especializados em combate a incêndios. Estamos encaminhando também ferramentas e outros equipamentos que são usados especificamente em incêndios. Não é a primeira oportunidade que mandamos bombeiros catarinenses para o Mato Grosso do Sul, nossos profissionais já trabalharam na região do Pantanal mato-grossense em 2020 e 2021 também no combate a incêndios em vegetação”, acrescentou o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.
Além dos bombeiros, o grupo conta com seis caminhonetes 4×4 e equipamentos especializados, como motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação, e retardantes químicos.
Os incêndios florestais no Mato Grosso do Sul têm causado sérios danos à fauna e flora da região, exigindo esforços coordenados e especializados para controlar as chamas e mitigar os impactos. A presença dos bombeiros catarinenses será fundamental para reforçar as ações de combate, atuando lado a lado com as equipes locais.