Santa Catarina enfrenta crise nos estoques de sangue e pede apoio da população

O Hemosc, responsável pela coleta e distribuição de sangue em Santa Catarina, enfrenta uma situação crítica com os estoques de sangue em níveis alarmantes, especialmente para os tipos A+, A-, B-, AB-, O+ e O-. A instituição, que opera em nove cidades, apela à população para que agende suas doações e ajude a reverter o cenário.

Durante visita ao Hemosc de Florianópolis na última quinta-feira, 22, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, enfatizou a urgência das doações. “A doação de sangue é essencial para que possamos continuar salvando vidas em nosso estado. É um ato de solidariedade que pode fazer toda a diferença”, afirmou. O Hemosc, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realiza a coleta com segurança, garantindo que todos os doadores possam contribuir sem riscos.

Para doar sangue, é necessário agendar uma visita através do site do Hemosc e atender a critérios como idade, peso e estado de saúde. Com os estoques baixos, cada doação é vital para garantir que pacientes continuem recebendo os cuidados de que necessitam.