Pesquisa aponta que Criciúma está entre as cidades mais competitivas do Brasil

Criciúma mais uma vez é destaque nacional no Ranking de Competitividade dos Municípios, ocupando o 7º lugar, entre as 67 cidades com mais de 80 mil habitantes do Sul do Brasil, e a 18º posição na colocação geral entre os mais de 5.500 municípios brasileiros. Já em Santa Catarina, é a 4ª colocada entre as cidades mais competitivas, ficando à frente de Joinville e Blumenau.

O ranking, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), evidencia os potenciais de cada município, entre os pilares estão: acesso e qualidade da educação, acesso e qualidade da saúde, telecomunicações, meio ambiente e segurança. Nesta 5ª edição, Criciúma se destacou em pilares importantes, melhorando os indicadores. No acesso à educação, a cidade evoluiu em quatro dos cinco pilares, e no quesito qualidade da educação também evoluímos em dois pilares com o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Outra área importante é a saúde, que também superou o ranking do ano passado, com o primeiro lugar na cobertura da atenção primária, subindo também nos outros 4 pilares. Na atenção básica, no quesito qualidade da saúde, a cidade ganhou posições na avaliação dos números de mortalidade materna, obesidade e desnutrição infantil e mortalidade por causas evitáveis, resultado do trabalho preventivo realizado pela Rede Municipal de Atenção Básica.


Pesquisa elaborada evidencia potenciais de cada município. (Foto: Divulgação/Decom)

Meio Ambiente e Telecomunicações em destaque

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Marlon Araújo, analisou os números do ranking de competitividade, ressaltando que a cidade melhorou os índices nos pilares mais importantes como saúde, segurança, educação e meio ambiente.  As ações do programa Criciúma Sustentável, bem como outros programas e projetos na área ambiental e na sustentabilidade refletem nos índices do ranking.

“Em todos os pilares de análise voltados ao meio ambiente, que são áreas recuperadas, a cobertura florestal, o desmatamento ilegal, emissões de gases poluentes e a velocidade do desmatamento, nos cinco pilares nós evoluímos, conseguindo também pontuação e ranqueamento melhor em relação ao ano passado”, destacou.

Na questão de telecomunicações, o município cresceu tanto no acesso à banda larga quanto ao acesso à telefonia móvel, melhorando o posicionamento no ranking em relação à edição anterior.

Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividade dos Municípios, dividido em duas etapas e produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), analisa 404 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. A quinta edição é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos. São eles: Sustentabilidade fiscal, Funcionamento da máquina pública, Acesso à saúde, Qualidade da saúde, Acesso à educação, Qualidade da educação, Segurança, Saneamento, Meio ambiente, Inserção econômica, Inovação e dinamismo econômico, Capital humano, Telecomunicações.

O ranking permite o mapeamento dos fatores de desenvolvimento e fragilidades dos municípios, a fim colaborar para o desenvolvimento, implementação e aperfeiçoamento de políticas públicas nos municípios, além de fomentar a competição sustentável intermunicipal.

Colaboração: Shaiane Corrêa/Prefeitura de Criciúma