Pelo Estado 20/08: A futura parceria entre SC e Croácia

 

Na última semana, o embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilović, esteve em Santa Catarina e foi recebido pela vice-governadora, Marilisa Boehm (PL). Durante o encontro, ele sugeriu uma conexão entre os portos catarinenses com o porto de Rijeka, que é a terceira maior cidade croata e fica na costa norte do Mar Adriático. O diplomata informou que os custos com taxas seriam menores em relação a outros portos europeus, além de o seu país ser uma rota de acesso mais eficiente para as empresas catarinenses negociarem com as nações da Europa Central. 

Marilisa, de imediato, encarregou a Secretaria Executiva de Articulação Internacional para apurar a situação. Caso as vantagens oferecidas sejam reais, ela levará o assunto para avaliação do governador Jorginho Mello (PL). E ao ouvir que Vilović considera que croatas e brasileiros têm características “muito semelhantes” na forma de trabalhar e na mentalidade, ela afirmou que o Estado tem total interesse em aprimorar as relações bilaterais também em outros setores.

A vice-governadora destacou as áreas de energia renovável, educação, ciência e tecnologia, turismo, cultura e segurança pública como prioritárias para parcerias. Analisando a balança comercial, de acordo com dados do Observatório FIESC, atualmente 96,58% do que a Croácia importa de Santa Catarina é o tabaco não manufaturado. Mas, para Marilisa, existe uma ampla variedade de produtos catarinenses que podem ser exportados aos croatas. Esta foi só a primeira visita do embaixador ao estado, a tendência é que ele venha mais vezes a Santa Catarina.

 

Sinduscon Grande Florianópolis

O empresário Carlos Berenhauser Leite foi eleito para a presidência do Sinduscon Grande Florianópolis pelos próximos dois anos. A empresária Gabriela Santos deixa a diretoria de comunicação para assumir a vice-presidência. Leite atua na área da construção civil há mais de quatro décadas e, atualmente, é conselheiro de administração de empresas de capital aberto, conselheiro eleito do Conselho da Cidade e de diversas outras organizações. Ele vai suceder o empresário Marco Alberton, que esteve à frente da entidade nos últimos dois mandatos. A posse será em outubro.

 

Campanha em São José

Um adesivaço verde e amarelo realizado no último sábado, 17, marcou a arrancada da campanha do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) à reeleição em São José, junto à coligação “Em São José, o trabalho não para”, que é composta pelo MDB, Republicanos e União Brasil. As ações do candidato, no melhor estilo “patriota”, é para tentar ganhar a simpatia dos eleitores de Bolsonaro, mesmo não sendo apoiado pelo ex-presidente. 

Enquanto isso, a candidata do PL, Adeliana Dal Pont, lançou sua campanha, no mesmo dia, com uma caminhada discreta por alguns bairros da cidade.

 

Universidade Gratuita

Inicia nesta terça-feira, 20, as inscrições para o segundo semestre do  Programa Universidade Gratuita. Nesta primeira etapa, o aluno deve fazer seu cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios na instituição de ensino superior em que está matriculado para análise e validação. Posteriormente, entre 31 de agosto e 10 de setembro, serão liberadas as consultas e impressão de cadastros aos estudantes. Caso haja necessidade de alteração ou correção dos dados informados na inscrição, os estudantes poderão fazê-las nos dias 11 e 12 de setembro, até às 19h.

O prazo para se inscrever encerra no dia 3 de agosto.

 

Mulheres na política

A presidente do MDB Mulher Nacional, Kátia Lobo está em Santa Catarina para participar de ações de apoio às candidatas do partido. No Estado, o partido tem o maior registro de candidaturas femininas do país, com 14.617 mulheres. São 24 candidatas a prefeita, 25 a vice e 941 disputam vagas de vereadora. Acompanhada da presidente estadual do segmento, Dirce Heiderscheidt, Kátia esteve em Araquari, Penha, Piçarras, Gaspar, Itajaí e Anitápolis. Ela ainda passará pelo Oeste e Serra Catarinense.

Lembrando que a maior parte do eleitorado catarinense é feminino, mas a participação delas na política, com candidaturas (principalmente à majoritária) ainda é ínfima. 

 

Arborização

Após indicação do deputado estadual Mário Motta (PSD), propondo a criação de comitê de apoio técnico para subsidiar os municípios na elaboração de Planos Municipais de Arborização Urbana, a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE) emitiu parecer favorável e destacou que a iniciativa é importante e estratégica para promover o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas. A pasta sugeriu o encaminhamento da demanda à Câmara Técnica de Gestão Ambiental Urbana (CTGAU), do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) que, por reunir diferentes setores e especialistas, pode ser mais efetivo para subsidiar os municípios.

 

Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_20.08.2024
Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com