Em assembleia durante a AgroPonte, SindArroz-SC ressalta a valorização do arroz nacional

Em mais uma edição da AgroPonte, o Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) marca presença na feira pelo segundo ano consecutivo, evidenciando a importância da valorização do arroz nacional. Neste cenário, a entidade realizou na noite dessa quinta-feira, 15, sua assembleia anual, juntamente com uma palestra sobre o cenário do setor, reunindo representantes das 27 indústrias associadas no Pavilhão José Ijair Conti.

A palestra para os associados foi conduzida pelo diretor-executivo do SindArroz Rio Grande do Sul, Tiago Sarmento Barata, que trouxe as perspectivas e análises do cenário atual do mercado de arroz.

O diretor participou da feira depois de três meses da crise nacional gerada devido às enchentes no Rio Grande do Sul. “Este ano está sendo desafiador para todos da cadeia produtiva. Foi um ano de estabelecimento de safra com muitas dificuldades, especialmente no Rio Grande do Sul”, avaliou.

No entanto, apesar dos percalços, Barata destacou que o cenário segue mudando e vai continuar forte. “Hoje, estamos numa fase de recuperação, mas ainda vamos precisar de alguns anos para serem restabelecidos de forma geral. O Governo Federal tentou uma intervenção muito grave e foi uma agressão ao setor, mas apesar de todas as dificuldades, o setor sempre foi forte, resiliente e estamos conseguindo provar que temos uma cadeia produtiva que em nenhum momento deixou faltar este alimento básico na mesa dos brasileiros”, completou.

Na visão de Barata, as expectativas são favoráveis para a próxima safra. “Vivemos em um momento de baixa dispobilidade de produtos e isso deve trazer sustentação nos preços até a entrada da próxima safra. A expectativa é que tenhamos uma safra cheia no ano que vem e possamos dar mais tranquilidade para toda a cadeia produtiva do arroz”, reforçou.

 

Presença relevante

Enquanto a entidade participa da feira como expositora e apoiadora, o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, evidencia a presença do setor dentro da Agroponte. “É muito importante estarmos inseridos com um espaço exclusivo do Sindicato e com a nossa assembleia, dentro da AgroPonte, porque aqui estão diversos setores, produtores, agricultores, grandes empresas e o consumidor final. E assim, todos juntos, vamos enfrentando as dificuldades e entregar o melhor produto para o consumidor”, pontua.

Colaboração: Lucas Sabino