Portos de Santa Catarina registram crescimento de 5,96% no primeiro semestre de 2024

A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina apresentou um crescimento de 5,96% no primeiro semestre de 2024, totalizando mais de 31,1 milhões de toneladas movimentadas. Este desempenho é notável, especialmente quando comparado à média nacional, que foi de 4,28% no mesmo período. O Porto Itapoá foi o principal destaque, registrando um aumento expressivo de 25,3% em relação ao ano anterior, consolidando-se como um dos pilares da logística no estado.

O crescimento nos portos catarinenses reflete o fortalecimento contínuo do setor logístico, impulsionado pela priorização dada pelo governo estadual, liderado pelo governador Jorginho Mello, que criou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). Segundo o secretário Ivan Amaral, o objetivo é manter Santa Catarina como um importante corredor logístico nacional.

Entre as cargas movimentadas, destacam-se 13,6 milhões de toneladas de cargas conteinerizadas, 4,4 milhões de toneladas de petróleo e derivados, 4,4 milhões de toneladas de soja, 2,3 milhões de toneladas de ferro e aço, 1,3 milhões de toneladas de fertilizantes e 841 mil toneladas de milho. A navegação de longo curso também teve um crescimento de 4,8%, com as exportações e importações crescendo 8,2% e 21,6%, respectivamente.

Dentre os portos, São Francisco do Sul liderou a movimentação no semestre, com 8,7 milhões de toneladas, seguido por Itapoá com 6,5 milhões de toneladas e Portonave com 6,4 milhões de toneladas​.