Chapecó é a 5ª cidade do Sul e a 30ª do Brasil na geração de empregos no primeiro semestre, segundo dados divulgados nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O saldo foi positivo em 5.226 vagas. No Sul a maior cidade do Oeste Catarinense ficou atrás apenas de Curitiba (PR), Joinville (SC), Itajaí (SC) e Caxias do Sul (RS), que são mais populosas que Chapecó.
O setor de Serviços respondeu por 2.283 vagas, o que corresponde a 43,7% do total. Em segundo ficou a Indústria, com 1.560 vagas (29,9%). Em terceiro ficou o Comércio, com 772 postos de trabalho (14,8%), seguido da Construção, com 585 vagas (11,2%). A Agropecuária teve pequena variação mas também foi positiva, com 26 vagas (0,5%).
O diretor de Desenvolvimento Econômico do município, Márcio da Paixão Rodrigues disse que a indústria segue forte, pelo bom momento das exportações das agroindústrias, o setor de serviços mostra que a economia local está aquecida e o comércio está em segundo no estado.
“No setor de serviços a geração de empregos está bem difundida, bem espalhada, em serviços de transporte de cargas, serviços de fornecimento de alimentos preparados para empresas, serviços de escritório e apoio administrativo e serviços de tecnologia de informação. Na indústria se destacam os setores de alimentação, plástico, máquinas e equipamentos. No comércio temos os atacadistas que se instalaram na cidade e contribuíram para os bons números, além das revendas veículos, peças e acessórios, além do comércio varejista, de alimentos e bebidas. A construção civil também segue com muitas obras em Chapecó. Isso demonstra o bom momento que estamos vivendo no município, com muitos investimentos públicos e privados”, disse o diretor.