O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (22) um novo concurso público para o preenchimento de 900 vagas de nível superior. Serão 150 vagas para contratação imediata e outras 750 para a formação de cadastro de reserva. Este é o primeiro concurso realizado pelo BNDES em 12 anos, sendo o último ocorrido em 2012, com provas aplicadas em 2013.
Pela primeira vez, o BNDES reservou 30% das vagas para pessoas negras, em conformidade com a Lei nº 12.990/2014, que foi implementada após o último concurso. Também haverá uma reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD). O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a iniciativa está alinhada com a política do governo Lula de promover inclusão e combater desigualdades.
Os cargos disponíveis são para analista em diversas áreas de atuação, incluindo administração, análise de sistemas, arquitetura, ciências contábeis, ciência de dados, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional. As vagas são principalmente para o escritório do BNDES no Rio de Janeiro, mas há possibilidade de alocação em Brasília, São Paulo, Recife ou outras localidades conforme a necessidade.
Os aprovados iniciarão com um salário de R$ 20,9 mil para uma jornada de trabalho de 35 horas semanais. Além disso, os benefícios incluem assistência à saúde, assistência educacional (auxílio-babá, creche e ensinos fundamental e médio), plano de previdência complementar e possibilidade de ascensão de carreira.
As inscrições para o concurso estarão abertas a partir de sexta-feira (26), às 10h, até o dia 19 de agosto, às 23h59, no site da Fundação Cesgranrio. A taxa de inscrição é de R$ 110. As provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras no dia 13 de outubro, com a prova objetiva no turno da manhã e a prova discursiva à tarde, ambas com duração de quatro horas.