Unesc inicia atividades de contrapartida do Programa Universidade Gratuita

A Unesc dará início, nesta segunda-feira, dia 15, ao programa de formação para professores da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina. A atividade faz parte da contrapartida das Instituições de Ensino que participam do Programa Universidade Gratuita. Além de os estudantes contemplados realizarem sua contrapartida, as Instituições também devem atuar frente à comunidade. Cerca de mil professores participarão dos encontros realizados pela Unesc.

A programação se estenderá até quarta-feira, dia 17, com 15 encontros distribuídos em oito cidades da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O evento de abertura ocorrerá às 18 horas, na AM Master Hall, com a palestra “Seja sua melhor versão”, ministrada pela jornalista Laine Valgas e pelo educador físico Affonso Kulevicz.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a iniciativa de promover programas de formação continuada para profissionais da educação da rede pública estadual reflete o compromisso com a comunidade e a qualidade da educação na região.

“A contrapartida do Programa Universidade Gratuita representa uma oportunidade de fortalecer a relação entre a Universidade e a sociedade, impactando diretamente a formação e o desenvolvimento dos educadores que atuam nas escolas da região”, disse.

Segundo Luciane, esses encontros são fundamentais para promover a atualização e o aperfeiçoamento dos professores, capacitando-os com novas metodologias, práticas inclusivas e o uso de tecnologias educacionais.

“As formações são sempre uma oportunidade de aprender na perspectiva de processo, no sentido de construção e reconstrução do conhecimento, com atitude de reflexão, de autonomia, de diálogo e, principalmente, de coletividade”, complementou a coordenadora da Comissão de Formação Externa da Unesc, Daniela Arns Silveira.

A formação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma.

Programação

Terça-feira (16/7)

Tema: Práticas inclusivas: Transtorno do Espectro Autismo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com a participação de professores do Atendimento Educacional Especializado.

Simultaneamente, em Balneário Rincão, ocorrerá o encontro com a temática “O ensino-aprendizagem por meio de competências e habilidades”, das 13h às 17h, na E.E.B. Melchíades Bonifácio Espíndola.

Em Cocal do Sul, professores participarão do encontro com a temática “O planejamento escolar e de atividades de aprendizagem”, das 13h às 17h, no Centro Técnico Coopercocal.

Na cidade de Içara, serão abordados os temas “As metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem” e “A cultura digital e as tecnologias educacionais no contexto da educação básica: o que dizem os documentos”, envolvendo cerca de 400 educadores, também das 13h às 17h.

Temas como “Metodologias ativas e efetivas – a questão da cultura digital”, “A cultura digital e as tecnologias educacionais no contexto da educação básica” e “As metodologias de ensino-aprendizagem: ativas, interativas e inclusivas” serão destacados nas cidades de Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, também no período da tarde.

Quarta-feira (17/07)

“Metodologias ativas e efetivas – a questão da cultura digital” – E.E.B. Melchíades Bonifácio Espíndola – Balneário Rincão, das 13 às 17h.

O ensino-aprendizagem por meio de competências e habilidades” – Centro Técnico Coopercocal – Auditório Ítalo Rafael Zaccaron, em Cocal do Sul, das 13h às 17h.

As metodologias de ensino-aprendizagem: ativas, interativas e inclusivas – Salão Paroquial de Içara, das 13 às 17h.

A cultura digital e as tecnologias educacionais no contexto da educação básica – E.E.B. Quintino Folharini Dajori, em Içara, das 13 às 17h.

O planejamento escolar e de atividades de aprendizagem – Feira Sítio do Jota, em Morro da Fumaça, das 13 às 17h.

As metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem – E.E.B. Auditório Julieta Torres Gonçalves, em Nova Veneza, das 13 às 17h.

As metodologias de ensino-aprendizagem: ativas, interativas e inclusivas – Auditório José do Patrocínio – Siderópolis e Treviso, das 13 às 17h.

Colaboração: Daniela Savi/Agecom/Unesc