O governador Jorginho Mello acompanhou os trabalhos de dragagem do Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, na tarde desta quinta-feira, 4. O objetivo dos trabalhos é a remoção de galhos, areia, lama e outros objetos e entulhos que obstruem o fluxo do rio. A ação é crucial para a prevenção de enchentes, melhorando a segurança e a qualidade de vida dos moradores da região.
O investimento total do Governo de Santa Catarina para o desassoreamento dos rios e limpeza das margens será de R$ 16,2 milhões. O serviço abrange um trecho de 8,2 quilômetros, divididos entre os rios Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste e, após a junção deles, o próprio Rio Itajaí-Açu.
Durante a visita, o governador destacou a importância do projeto a proteção da população. “Pela primeira vez o Governo do Estado tirou do papel esse projeto de dragagem do Rio Itajaí-Açu. Essa era uma obra aguardada há anos pelas famílias que moram próximas da margem do rio e que sofrem com alagamentos por conta das fortes chuvas. A proposta é limpar o rio para dar mais vazão pra água e evitar grandes prejuízos para a população. Começamos por Rio do Sul e vamos levar esse mesmo projeto para outras regiões de Santa Catarina”, destacou o governador Jorginho Mello.
Em quase dois meses de obras mais de 300 caminhões de material já foram retirados do rio. São galhos de árvore, lama, areia, pneus e outros objetos que atrapalhavam a vazão da água. A ação prevê melhorias que visam mitigar e prevenir as cheias no Alto Vale do Itajaí, região que de forma recorrente é uma das mais atingidas em Santa Catarina. A medida é uma forma de evitar que cenas como a das enchentes de 2023 voltem a se repetir no Vale do Itajaí como um todo.
Morador de Rio do Sul desde a década de 1970, o marceneiro Arduino Ramos chamou a obra de um feito histórico para o município. “Eu moro aqui desde 1977, eu nunca tinha visto uma draga na água, é a primeira vez que estamos vendo esse trabalho. Agora deu um fio de esperança para nós que moramos aqui, temos uma esperança boa que agora vai dar certo. A cada chuva que dava já era uma tensão diferente, até mesmo caminhão de frete a gente já preparava”, relembrou.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa civil, Fabiano de Souza explicou que a próxima etapa será em Rio do Oeste. “Essa é uma visita para mostrar ao governador que os trabalhos estão avançado aqui em Rio do Sul. É um grande projeto para ampliar a proteção das famílias que costumam ser afetadas pelas enchentes no Alto Vale do Itajaí. Avançando essa etapa, o próximo trecho para esse serviço será em Rio do Oeste”, disse o secretário.