Casan celebra 53 anos com foco em fortalecimento, gestão eficiente e inovação

A Casan completa 53 anos nesta terça-feira, dia 2 de julho, com foco no fortalecimento e na gestão eficiente e dinâmica para elevar a qualidade dos seus produtos e serviços. A proposta de inovação e o compromisso com a responsabilidade ambiental também fazem parte das ações e do planejamento da Companhia para atender as demandas atuais e futuras. Em paralelo ao conjunto de investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Companhia executa projetos que apontam para novos modelos de negócios.

O governador do Estado, Jorginho Mello, apoia o atual modelo e celebra avanços na Companhia e na infraestrutura de saneamento. “Temos acompanhado muito de perto as ações da Casan para atender o Marco do Saneamento e alcançar a meta estipulada por nosso Governo, de atingir 50% de cobertura estadual com coleta e tratamento de esgoto até 2026. A Casan tem, cada vez mais, ampliado e melhorado seus serviços para atender nossa população”, destaca.

“Ao mesmo tempo que precisamos ampliar a infraestrutura de saneamento, temos como desafio reinventar o modelo de negócios da Casan, buscando uma mudança cultural ambiciosa nas ações estratégicas e operacionais, uma transformação mental e tecnológica”, ressalta o presidente, Edson Moritz. “Nosso cuidado com a empresa leva em conta sua performance financeira, saúde organizacional, seus talentos e capacidades, com olhar sempre centrado nos clientes e na sustentabilidade”, complementa.

Investimentos em Infraestrutura

Somente no ano passado, a Companhia investiu R$ 462 milhões em seus sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Levando em conta o cumprimento do Novo Marco do Saneamento, que determina atendimento de 99% da população com serviços de água potável e ao menos 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033, a empresa direcionou 50% desses recursos na implantação ou ampliação de Sistemas de Esgotamento Sanitário. Com isso, a cobertura com coleta e tratamento em sua área de abrangência passou para 34,6% e grandes obras seguem em andamento.

Nos Sistemas de Abastecimento de Água, a Casan atuou na modernização e ampliação da cobertura que já chega a 98% da população. Ao longo de 2023, incrementou o volume de reservação em 48 milhões de litros de água, com a implantação de 124 novos reservatórios (69 em aço inoxidável). Em conjunto com melhorias em redes de distribuição, sistemas de bombeamento e de tratamento, aumentou em 10% a capacidade de abastecimento em relação ao ano anterior. Este ano, a previsão é entregar mais de 20 reservatórios.

Este ano, a previsão é entregar mais de 20 reservatórios, reforçando os Sistemas de Abastecimento

Tecnologia e Inovação

Entre as inovações está a implementação de um novo modelo de negócio com o Programa Esgotamento Sobre Rodas. Essa estratégia de trabalho vai permitir a retirada do lodo dos sistemas individuais de tratamento (a popular fossa), garantindo depuração adequada do esgoto, mais condições de saúde pública e conservação do ambiente.

O modelo leva em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a CASAN opera: entre 194 cidades, 140 têm até 15 mil habitantes. Nesse cenário de baixa densidade populacional, as avaliações econômicas demonstram que é inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto. O projeto-piloto acontece em Descanso, com diversas etapas de implantação automatizadas a partir de tecnologia desenvolvida por equipes da própria Companhia.

Outro exemplo da preocupação com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação é o trabalho colaborativo com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e universidades. São mais de 30 projetos com recursos da Casan para estudos que buscam avanços em diferentes campos do saneamento. No portfólio de inovações, estão ainda os trabalhos para implantação da tecnologia BIN (Building Information Modeling), que permite a representação e o projeto de sistemas com equipes de diferentes áreas, em formato digital e tridimensional.

Eficiência na Gestão

A inovação está também no campo administrativo, com investimentos em ferramentas de Business Intelligence (BI) e de Big Data. A meta é organizar, tratar, analisar e obter informações de apoio à tomada de decisão. Além disso, com o modelo de Diretoria Colegiada alinhado ao Governo do Estado, a atual diretoria tem buscado eficiência na gestão e na operação. Estudos e consultorias estão dando suporte à avaliação orçamentária, de novos negócios, Parcerias Público‐Privada (PPP) e gerenciamento do quadro funcional. O objetivo é assegurar a recuperação financeira, os investimentos necessários para cobrir o déficit nos contratos de programas e prosseguir no cumprimento do Marco Legal do Saneamento.

São ações em pleno andamento, que já trazem resultados concretos para a Companhia. Com ações para aumento da receita e diminuição de custos, por exemplo, a Companhia obteve avanços em um dos principais indicadores de eficiência financeira, o EBITDA, que aumentou 25% em relação a 2023.

Para captação de novas receitas a empresa também emitiu debêntures visando equilibrar as contas e dar continuidade a obras em andamento, e está em fase avançada de negociações com o Banco Europeu de Investimento (BEI), o Banco de Desenvolvimento (Fonplata) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). Ainda foram submetidos mais de 40 projetos ao Governo Federal para captação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Praticidade no Atendimento ao Consumidor

A busca de avanços tem ainda foco direto no consumidor. A CASAN vem adotando novos canais para atender seus consumidores, com todos os serviços acessíveis no site: www.casan.com.br e implantação de Terminais de Autoatendimento nas Agências, que evitam as esperas. E para proporcionar mais praticidade e garantia de segurança, foi adotado o uso de QRCode nas faturas, para pagamento dos serviços de água e esgoto via Pix; e nos cartões de débito e crédito.

O usuário também tem a possibilidade de quitar sua fatura no Portal de Pagamento da CASAN (https://casan.flexpag.com/auth/sign-in). “São melhorias relativamente simples, mas tornam a relação com a CASAN mais efetiva e a vida do usuário mais fácil, o que também está em nosso compromisso de servir a população catarinense”, complementa o presidente.

:: Saiba mais

A COMPANHIA

  • 3 milhões de pessoas atendidas
  • 194 municípios
  • *65% dos municípios de Santa Catarina e o município de Barracão, no Paraná.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

  • Cobertura com coleta e tratamento: 34,6%
  • 50 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE)
  • 152.316 Unidades de Ligações de esgoto
  • 375.809 Unidades autônomas com esgoto
  • 1.978 Km de redes coletoras de esgoto, coletores-troncos, interceptores e emissários
  • 148,98 Km de Emissários
  • Volume de esgoto coletado: 48.915.564/ m³ (2023)
  • Volume de esgoto tratado: 48.915.564 m³ (ano)
  • 3 Laboratórios de Controle de Qualidade da Efluentes (40 mil ensaios)

Obras Entregues

  • Sistema de Esgoto de Balneário Barra do Sul
  • Sistema de Esgotamento Sanitário de Catanduvas
  • Sistema de Esgotamento Sanitário Florianópolis (Ingleses)
  • Sistema de Esgotamento Sanitário de Itá

Obras em Andamento

Florianópolis:
– Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular
– Implantação do Sistema João Paulo/Saco Grande/Monte Verde

São José / Nova ETE Potecas:
Sistema de Esgotamento Sanitário Coronel Freitas
Sistema de Esgotamento Sanitário Ipira-Piratuba
Sistema de Esgotamento Sanitário Mafra
Sistema de Esgotamento Sanitário São Lourenço do Oeste
Sistema de Esgotamento Sanitário Xaxim
Sistema de Esgotamento Sanitário Xanxerê

Obras em Planejamento
Novos Sistemas de Esgotamento Sanitário:
– Barra Velha
– Biguaçu
– Garopaba
– Painel
– Rio do Sul
Ampliação Catanduvas
Ampliação Laguna

ABASTECIMENTO
– Cobertura: 98%
– 239 Milhões de litros de reserva
– 844 mil Ligações de água
– 152 Estações de Tratamento de Água (ETA)
– 187 Unidades de Tratamento de Água
– 15.620 Km de redes e adutoras
– 1.619 Estações Elevatórias de Água
– 1.050 Reservatórios
– 10 Laboratórios de Controle de Qualidade da Água (450 mil ensaios em amostras de água bruta, tratada e distribuída)

Exemplos de Obras em Andamento
– Projeto Chapecozinho
– Dragagem do Lajeado São José – Chapecó
– Adutora de Água Tratada São Miguel do Oeste
– Adutora de Água Tratada Barra Velha
– Adutora de Água Tratada Via Expressa Sul – Florianópolis
– 23 Reservatórios com estrutura em fase de finalização em 17 municípios