O Programa Leite Bom SC, lançado pelo governo do Estado este ano, pretende beneficiar mais de 22 mil produtores catarinenses com a oferta de R$ 300 milhões em apoio ao setor leiteiro nos próximos três anos. A iniciativa foi enaltecida pelo deputado Oscar Gutz (PL) na sessão plenária da Assembleia Legislativa (Alesc), nesta quinta-feira, dia 27. “Eu já fui produtor de lei e sei a dificuldade que o agricultor vinha passando”, disse.
O programa é um pacote de medidas divididas em três ações: decreto para suspender a concessão de incentivos fiscais na importação de leite e derivados por Santa Catarina, financiamentos aos produtores e incentivos fiscais para a indústria leiteira. “Quero registrar aqui meu agradecimento à Epagri, à Secretaria de Estado de Agricultura e ao governador Jorginho Mello. Nós, como políticos e gestores, temos o dever de ajudar os nossos produtores”, afirmou Gutz.
O parlamentar foi o proponente de audiências públicas realizadas ao longo de todo o ano passado para debater a situação dos produtores de leite. Houve encontros nos municípios de Seara, São Miguel do Oeste, Presidente Getúlio e Braço do Norte. “O agricultor que foi nessas audiências públicas fez o seu papel, brigou pela sua bandeira”, destacou.
Segundo a Epagri, o programa Leite Bom SC está atualmente na fase de elaboração de projetos para financiamentos e subvenção de juros por meio do Pronampe Leite SC e Financia SC Leite. Os produtores já receberam as orientações nos escritórios locais da Epagri e a etapa agora é de elaboração dos projetos para acessar esses programas, que irão tramitar pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.
Colaboração: Daniela Legas/Agência AL