Descoberta histórica de morador pode alterar mapa de Santa Catarina

Após descoberta de marcos históricos, por um agricultor, os governos estaduais de Santa Catarina e Paraná estão revisando a divisão territorial entre os dois Estados. Datados de 1916 a 1922, os marcos foram encontrados em uma área de vegetação densa e de preservação permanente, e não eram de conhecimento das autoridades até então.

A descoberta levou técnicos da Diget (Diretoria de Gestão Territorial), sob a responsabilidade do IAT (Instituto Água e Terra) do Paraná, a realizarem uma vistoria detalhada no limite entre os municípios de Guaratuba e Tijucas do Sul, ambos no Paraná, e Garuva, Campo Alegre e Itapoá, no Norte catarinense.

Durante o levantamento de campo, as equipes identificaram seis marcos de divisa. As coordenadas desses marcos foram coletadas utilizando tecnologia avançada de alta precisão, o que resultou na identificação de uma imprecisão na divisão interestadual.

 

Alteração territorial

A diferença constatada foi de 490 hectares (aproximadamente 490 campos de futebol) ao longo de uma linha de cerca de 28 quilômetros, que originalmente era considerada território paranaense e agora passará a ser parte de Santa Catarina. Com essa mudança, o Paraná diminuirá em tamanho enquanto Santa Catarina aumentará. Do ND Mais