SC vai tirar terras do Paraná? Entenda a polêmica geográfica

Um estudo da Diretoria de Gestão Territorial (Diget) do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná poderá alterar a divisa do estado vizinho com Santa Catarina. Uma equipe de técnicos, a pedido de um morador da região sul paranaense, realizou uma vistoria na região de limite entre os municípios de Guaratuba e Tijucas do Sul, ambos no Paraná, e Garuva, Campo Alegre e Itapoá, em SC. As informações são do Portal ND+.

A constatação de inconsistências dos mapas geográficos com marcos físicos usados para delimitar a divisão territorial pode significar que uma área estimada em 490 hectares (cerca de 490 campos de futebol) ao longo de uma linha de cerca de 28 quilômetros, que originalmente era considerada território paranaense, passará ser catarinense.

“A definição precisa da divisa irá proporcionar segurança jurídica aos gestores municipais na administração do território. Melhora também o planejamento e execução de atividades nas áreas ambiental, social e econômica. Teremos uma credibilidade maior na coleta de dados para o censo demográfico e agropecuário, e um repasse mais justo de recursos financeiros do ICMS ecológico aos municípios”, alerta o o engenheiro florestal da Diget, Amauri Simão Pampuch.

Com conclusão do procedimento, a equipe do IAT vai entrar em contato com a Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina e com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para que as mudanças possam ser implementadas nas bases de dados dos órgãos. No Paraná, a revisão será aplicada

Em nota, a Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina informou que está trabalhando em conjunto com o ITA para identificar eventuais pontos de revisão das divisas interestaduais entre Santa Catarina e Paraná a partir do ano que vem.