Na próxima quarta-feira, dia 12, é celebrado o Dia dos Namorados e a compra dos presentes dos casais promete aquecer o comércio nesta semana. Conforme pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), os dias que antecedem a data deverão ser marcados pelo aumento do movimento nas lojas.
A Fecomércio-SC ouviu 2,1 mil consumidores entre os dias 6 e 14 de maio. A maioria (43,7%) planeja fazer as compras na semana do evento, 20,2% planejam ir às lojas na véspera do Dia dos Namorados e 9,9% responderam que devem fazer a compra do presente no mesmo dia da comemoração. Apenas 5,7% relatou que faria as compras antecipadas e 1,1% afirmou que compraria depois do Dia dos Namorados.
Em Criciúma, a expectativa dos comerciantes também é positiva. O setor espera um crescimento de até 8% no incremento do número de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “Neste ano, a gente acredita que o criciumense tenha se antecipado nas compras. No último sábado, aconteceu mais uma edição do nosso Sábado Mais, quando as lojas atendem em horário estendido e o retorno foi positivo”, afirmou a diretora executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Greissi Boaroli.
Mesmo assim, ele acredita que o fluxo de compras no comércio será maior até a data do Dia dos Namorados. “Ainda vai ter muita gente que deixará para comprar na última hora, portanto acreditamos que tenha bastante movimento nas lojas até quarta-feira”, disse.
Os dados mostram que os entrevistados para a pesquisa de intenção de compras do Dia dos Namorados deste ano feita pela Fecomércio-SC são formados majoritariamente por mulheres (62,5%) e por jovens, com idade entre 20 e 29 anos (41%). As opiniões foram colhidas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.
Lojas físicas ainda na liderança
Apesar do crescimento das compras on-line, as lojas físicas continuam na liderança da preferência dos consumidores para efetuar a compra. A opção presencial predomina entre os consumidores catarinenses (78,6%). Enquanto isso, as compras pela internet serão a opção para 20,3% dos consumidores, estima a pesquisa.
A compra no comércio de rua (45,2%) mantém sendo o principal destino dos consumidores. Todavia, a escolha por esse local caiu 5,7 pontos percentuais em relação ao ano de 2023. As lojas de shopping continuam em segundo lugar (26%), mas também com queda de 6,1 pontos percentuais, sobre o resultado do ano anterior. Na sequência, aparecem as categorias ‘outros’, com 2,7%, camelôs (2,4%) e revendedores (2,3%).
“O comércio de rua segue valorizado. Porque na hora de comprar, as pessoas procuram por uma boa experiência, um bom atendimento, uma consultoria para ajudar na escolha do presente. E isso ela consegue indo pessoalmente nas lojas. Temos notado que a movimentação ocorre não somente no Centro, mas em nossos núcleos nos bairros também”, enfatizou Greissi.
Disponibilidade de gastos
Em toda Santa Catarina, a média de gastos ficou em R$ 178. Entre as cidades pesquisadas, Criciúma é o segundo município onde as pessoas pretendem gastar mais, em média. A intenção de gasto mais elevado ficou em Itajaí (R$ 251), seguido por Criciúma (R$ 215) e Chapecó (R$ 187). Em contraste, as intenções de gastos mais baixas, todas abaixo da média catarinense, foram observadas em Lages, com R$ 161, Blumenau, com R$ 146, Florianópolis, com R$ 145, e Joinville, com R$ 140.
Há uma diferença na intenção de gastos entre homens e mulheres. Em média, os homens planejam gastar R$ 188, enquanto as mulheres pretendem gastar R$ 148. Além disso, há uma variação significativa entre casados e solteiros. Entre os solteiros, a intenção de gasto é de R$ 148, enquanto entre os casados, é de R$ 178.
Tipos de presentes
O vestuário se mantém como a primeira opção de presente (33,6%), deguido pelo setor de perfumes/cosméticos (22,1%) e de calçados/bolsas (15,6%). A opção ‘outros’, onde se encaixam chocolates, bebidas e cestas de café da manhã, representando 6,8% dos consumidores entrevistados. “As pessoas estão dando cada vez mais valor ao ato de presentear, de demonstrar carinho. O pós-pandemia contribuiu muito para isso”, enfatizou a diretora executiva da CDL.
A Fecomércio-SC destaca que a data também é uma oportunidade para o setor de serviços. Neste ano, 41% dos consumidores pretendem levar seu parceiro(a) para almoçar ou jantar em algum restaurante, 3,2% pretendem viajar, 3% irão a algum hotel ou motel e 0,5% levará seu parceiro (a) a algum salão de beleza ou SPA. O percentual de 9,4% dos entrevistados que ainda não sabem o que farão na data destaca uma grande oportunidade para o setor de serviços.