Primeiro hospital municipal de Florianópolis começa a funcionar

A Prefeitura de Florianópolis entregou neste sábado (1) as instalações do Multihospital Floripa, complexo de serviços inédito no país. Compreendendo área de mais de 13 mil m², a estrutura está situada no antigo aeroporto, no bairro Carianos, e é composta por oito dispositivos públicos. Neste domingo (2), começou ao funcionamento integral da UPA. Nesta segunda-feira (3) , o hospital municipal começa a operar às 7h. As demais estruturas terão início nos próximos dias.

Operando no regime de Hospital Dia, o equipamento terá estrutura para realizar atendimento especializado em procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, com permanência máxima de 12 horas do paciente. O serviço terá consultas ambulatoriais e cirúrgicas, exames diagnósticos e cirurgias de baixa e média complexidade (oftalmológicas, ortopédicas, hérnia, vasectomia, entre outras).

Foto: Divulgação/PMF

O hospital municipal tem ainda estrutura para realização de exames diagnósticos por imagem e laboratoriais com equipamentos próprios. A população terá acesso a endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia. Também será possível realizar exames laboratoriais e raio-x, permitindo avanço no tempo de espera, uma vez que esses procedimentos eram contratualizados anteriormente.

A expectativa da Secretaria de Saúde é realizar, mensalmente, 30 mil exames laboratoriais, cerca de 10 mil consultas, mais de 1.500 exames de radiodiagnóstico adulto e pediátrico, quase 800 exames de ultrassom, 400 cirurgias eletivas gerais e 800 cirurgias oftalmológicas.

Protestos com nova UPA

Foto: Divulgação/PMF

No mesmo espaço do Multihospital Floripa passa a funcionar a nova UPA Sul, que antes estava instalada no Rio Tavares. A UPA tem nove consultórios, entre clínicos, pediátricos e odontológico. É dividida de forma especializada, com espaços específicos para atendimento clínico e pediátrico, proporcionando maior eficiência.

De acordo com a prefeitura, a integração com o hospital permite fácil acesso aos exames laboratoriais e de imagem, contribuindo para resolução dos casos, diagnóstico e agilidade no início do tratamento. O local ainda possui salas de observação com leitos; área de medicação e farmácia com dispensário.

Moradores do Sul da Ilha realizaram protestos no sábado com a mudança de endereço da UPA. Com palavras de ordem, pediam para que a estrutura fosse mantida no Rio Tavares. A manifestação acabou com a intervenção das forças de segurança, que usaram gazes de pimenta para dispersas os manifestantes.

Foto: Divulgação/PMF

Transporte público

O transporte público ganha uma linha de ônibus exclusiva para o Multihospital. A linha sai do Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio) e irá direto ao novo hospital, com saídas de 20 em 20 minutos nos horários de pico.

Além disso, já existem outras seis linhas de ônibus que passam em frente ao Multihospital, saindo do Centro e do Rio Tavares. A 468 Tirio/Aeroporto via Carianos ganha 13 novos horários aos sábados e 11 aos domingos.