A força-tarefa enviada pelo Governo do Estado e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para o Rio Grande do Sul seguem nos trabalhos de recuperação e reconstrução do sistema elétrico do estado vizinho.
As equipes trabalham há mais de uma semana na região do Vale do Taquari, onde estão localizadas algumas das cidades mais afetadas pelas enchentes deste mês de maio.
Até agora, a missão já restabeleceu o fornecimento de energia em cerca de 30 localidades gaúchas. Foram mais de 14 quilômetros de condutores consertados, ultrapassando a marca de 70 postes destruídos substituídos e dezenas reinstalados, garantindo a transmissão e distribuição de energia elétrica. São inúmeros serviços realizados em regiões de difícil acesso.
A Celesc enviou dez caminhões, quatro caminhonetes 4×4, três carros leves de apoio e mais de 70 profissionais ao estado vizinho, entre eletricistas, engenheiros, técnicos e profissionais de apoio logístico. Toda a operação é realizada em parceria com a Rio Grande Energia (RGE), concessionária responsável pela distribuição na maioria dos municípios do RS.
“O Governo do Estado segue presente no Rio Grande do Sul, auxiliando na ajuda humanitária e na reconstrução do estado. Neste momento, a união de esforços faz toda a diferença. E a Celesc, que é referência no Brasil, tem feito um trabalho importante nesta recomposição do sistema elétrico para que as famílias possam voltar a ter os serviços essenciais”, destacou o governador Jorginho Mello.
O presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, também ressaltou o papel das distribuidoras de energia. “Distribuidoras de todo o Brasil estão unidas pela reconstrução do estado. A solidariedade e a cooperação são fundamentais neste momento, e a Celesc está orgulhosa de contribuir para a recuperação da rede elétrica do Rio Grande do Sul. Agradecemos a todos os envolvidos nesta missão pelo esforço e dedicação”, afirmou o presidente.
“As atividades têm sido intensas, mas recompensadoras. As equipes seguem trabalhando engajadas e com atenção especial na segurança diante das adversidades”, resumiu o coordenador dos trabalhos, Felipe Cassias Pereira, gerente da Divisão de Projetos e Construção (DPPC/DVPC). “Ainda existem muitas áreas alagadas ou com risco de desabamento, mas com o trabalho dos profissionais da Celesc, muitas localidades já tiveram a energia restabelecida, o que vem sendo muito comemorado pela população local”, acrescentou.
Em todo o RS, há ainda mais de 180 mil pontos sem energia elétrica.
Colaboração: Ascom/Celesc