O prefeito de Concórdia (SC), Rogério Luciano Pacheco se reuniu nesta segunda (20), com a Secretaria de Infraestrutura Rural e representantes do transporte escolar para discutir a situação das estradas no município e dar novos encaminhamentos definindo as prioridades. Ficou definido que o trabalho será focado nas rotas de transporte escolar e também no escoamento da produção – suínos, aves, leite e grãos – concentrando todas as equipes nas principais linhas desses dois segmentos.
A Secretaria de Educação informou que são mais de 70 linhas de transporte escolar atuando no interior, deslocando cerca de 3 mil alunos, percorrendo aproximadamente 5.300 km diariamente. O transporte pesado de cargas também é um desafio. Nos últimos anos a produção concordiense cresceu muito e com isso, o movimento de caminhões no interior também aumentou, com circulação inclusive de veículos bitrem. A situação é agravada pelo histórico meteorológico dos últimos meses. Foram pelo menos seis eventos que danificaram totalmente as estradas, que constantemente recebem manutenções da equipe de trabalho.
O prefeito pontua que alguns locais já receberam melhorias diversas vezes, por conta dos estragos causados pela chuva. “Já fizemos inúmeros investimentos e, infelizmente, boa parte do serviço é perdido pela condição meteorológica. Mas vamos continuar trabalhando e concentrar nossas ações, priorizando o transporte e o escoamento da produção”, enfatiza Pacheco.