Na manhã desta segunda-feira (20), o Aeroporto de Florianópolis recebeu o cargueiro Antonov, operado pela Ukraine Air Alliance, carregando 7,3 toneladas de donativos. A aeronave que chegou do Panamá com escala em Manaus, trouxe ajuda humanitária destinada às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O cargueiro, fabricado em 1973, é frequentemente utilizado pela Cruz Vermelha para operações de socorro em todo o mundo. Esta remessa inclui 36 paletes contendo kits de cozinha, kits de higiene, filtros de água, lanternas solares e bombonas dobráveis para armazenar água tratada. Os kits foram montados no Centro Logístico Humanitário do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Panamá, com doações recebidas de diversos países.
A chegada desta carga marca a primeira de uma série de doações que serão feitas pelo CICV. A Receita Federal, junto com a administração do Aeroporto de Florianópolis e outros órgãos intervenientes, agiu rapidamente para garantir que a carga fosse desembaraçada com segurança e eficiência. Em menos de quatro horas após o pouso, as mercadorias estavam prontas para serem transportadas por rodovia até Caxias do Sul, onde a Cruz Vermelha possui um centro de distribuição.