A 23ª edição da Feira Estadual do Mel de Santa Catarina terá lugar em Florianópolis de 8 a 11 de maio. O evento, que ocorre no Centro da cidade, é uma oportunidade para os produtores locais e consumidores se conectarem, oferecendo produtos com características regionais a preços acessíveis. Como de costume, os preços do mel serão padronizados durante a feira. Além disso, a feira visa integrar pequenos produtores familiares ao mercado e promover o mel e outros produtos das abelhas de Santa Catarina.
Mais de 200 produtores de todas as regiões do estado estarão presentes com seus méis e produtos derivados, ocupando 26 estandes. Nove desses estandes serão dedicados a grupos de produtores que possuem unidades de envase e beneficiamento de produtos das abelhas e marcas coletivas. A Feira é uma iniciativa conjunta da Faasc, Epagri, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio de diversas instituições.
Santa Catarina se destaca como um dos principais produtores e exportadores de mel do Brasil, liderando em produtividade e qualidade. Com uma média de 68 kg/km², o estado supera significativamente a média nacional. A Feira também contará com uma variedade de produtos comerciais, desde méis multiflorais até cosméticos e bebidas à base de mel.
Para quem não estiver em Florianópolis, pode adquirir produtos neste link. O site traz ainda cursos gratuitos, que vão desde a fabricação de cosméticos, aguardente e velas, até receitas culinárias e utilização do mel para a saúde.