Porto de São Francisco do Sul registra aumento de 20% neste primeiro trimestre

O Porto de São Francisco do Sul apresentou um aumento significativo em sua movimentação de cargas durante o primeiro trimestre de 2024, alcançando um total de 4,5 milhões de toneladas. Este volume representa um incremento de 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior, onde foram movimentadas 3,75 milhões de toneladas.

Do total movimentado, as exportações foram responsáveis por 58%, totalizando 2,6 milhões de toneladas, com destaque para soja e milho, que somaram 1,6 milhão e 900 mil toneladas respectivamente. Por outro lado, as importações contabilizaram 1,9 milhão de toneladas, ou 42% do total, com derivados do aço e fertilizantes sendo os principais produtos importados.

Março de 2024 se destacou particularmente, com uma movimentação de 1,6 milhão de toneladas, um aumento de 19,5% sobre março de 2023. A soja dominou as exportações do mês, com 927 mil toneladas embarcadas.

Cleverton Vieira, presidente do Porto, destacou o crescimento contínuo e os desafios que acompanham tal expansão. Ele enfatizou a importância de manter e melhorar a infraestrutura para suportar o aumento de movimentação. “Estamos promovendo novos investimentos, incluindo obras significativas como a derrocagem no Berço 101 e a recuperação do Berço 201, além de projetos de engenharia para a dragagem de manutenção do canal de acesso ao porto”, declarou Vieira.

Em 2023, o Porto já havia registrado um recorde histórico com 16,8 milhões de toneladas movimentadas, representando um aumento de 33% em relação a 2022. O porto se destacou não só entre os portos catarinenses mas também em todo o país, alcançando a sétima posição entre os maiores portos públicos do Brasil, segundo dados da Antaq.

Fonte: Clicsc