A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina habilitou uma unidade hospitalar privada de Joinville para atender pacientes com dengue após explosão de casos da doença. No sábado (6), a equipe da secretaria esteve no Hospital SPA Vida para fazer o anúncio.
A secretária Carmen Zanotto, que marcou presença na inauguração, destacou que desde 2023 o governo trabalha para integrar a instituição ao Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço conta com quatro salas de cirurgia e com setores de internamento operacionais, tendo capacidade para realizar, em média, 400 cirurgias eletivas de média complexidade por mês.
— No entanto, diante do aumento dos casos de dengue na região e da dificuldade de encaminhamento dos pacientes para leitos de retaguarda, ficou estabelecido um protocolo para que o hospital disponibilize 50 leitos para o tratamento de pacientes com dengue — destaca a secretária de saúde.
Inicialmente, portanto, 20 leitos foram liberados durante o fim de semana com mais 30 na segunda-feira (8), que totalizarão em 50.
A iniciativa, conforme a pasta, visa o alívio às UPAs e emergências hospitalares do município, enfrentando diretamente a pressão atual sobre o sistema de saúde.