Primeira onda de frio não afasta de vez o calor em Santa Catarina; veja quando será

O verão já está oficialmente finalizado e o Outono já se estabeleceu em Santa Catarina, mas mesmo com o fim da estação mais quente do ano, o Estado registrou temperaturas de cerca de 30°C nos últimos dias. As altas temperaturas trazem dúvidas sobre quando chega a primeira onda de frio em Santa Catarina.

Para quem gosta do friozinho, mais uma frente fria deve passar pelo Estado, trazendo pouca chuva e, na sequência, tempo mais seco com queda na temperatura, devido ao avanço de uma massa de ar frio pelo Sul do Brasil. Isso deve acontecer a partir da segunda semana de abril, próximo ao dia 11.

Mesmo com a diminuição das temperaturas, o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins afirma que apesar da passagem de frentes frias, as temperaturas estarão amenas, mas não chegam a ser consideravelmente baixas.

O especialista explica que as massas de ar frio irão reduzir o calor excessivo, mas não serão suficientes para resfriar o Estado de maneira permanente, ou seja, ainda haverão episódios de calor durante o Outono.

— Todos os meses têm sido cada vez mais quentes, nem no inverno acho que isso [frio constante] vá acontecer — diz o especialista.

Outono em SC

Devido a influência do El Niño, massas de ar quente ainda atuam no Estado, com dias consecutivos de temperatura alta até o início do outono. Episódios isolados de frio, com formação de geada ao amanhecer podem ocorrer nas áreas altas do Planalto Sul a partir de abril, ficando mais frequentes e estendendo-se às demais regiões do Estado com a chegada das massas de ar frio ao Sul do Brasil.