Chapecó recebe o Selo Signatário 2024 ODS pelas práticas de desenvolvimento sustentável

A Prefeitura de Chapecó recebeu recentemente o Selo Signatário 2024 do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que significa que o município cumpriu com os compromissos de adesão em 2023. ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.

Os principais pontos atendidos por Chapecó foram os seguintes:
ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 6 – Água Potável e Saneamento Básico
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 9 – Indústria Inovação e Infraestrutura
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
ODS 16 – Paz Justiça e Instituições Eficazes
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

De acordo com a vice-presidente do Comitê Local ODS e gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos, Graciela, Heckler, o Programa Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável reúne várias ações que contemplam os objetivos ODS.

“A Administração Municipal desenvolve muitas ações que contemplam o tripé da sustentabilidade, que são as questões ambiental e econômica. Uma delas é a troca de resíduos orgânicos em troca de mudas de flores do Horto Municipal, dentro do programa Harmoniza Chapecó. O reaproveitamento de galhos da poda urbana, que são triturados, para o plantio de flores nas rotatórias e outros espaços urbanos é outra ação positiva”, disse Graciela.
Na área de educação ambiental tem a Gincana Recicla e o Projeto Eco + Chapecó, em parceria com a Unochapecó.

Outro trabalho é a orientação e apoio às Associações de Catadores. O programa Frentes de Trabalho contempla a questão de oportunizar capacitação e bolsa para pessoas que estão desempregadas. O combate à evasão escolar é uma ação que está dentro do objetivo Educação de Qualidade.

O desassoreamento de rios e córregos, amenizando alagamentos, também cumpre os objetivos acordados.