Pelo menos 970 mil veículos devem transitar entre Curitiba (PR) até Palhoça, na Grande Florianópolis, pelas rodovias BR-116, BR-376 e BR-101, entre Paraná e Santa Catarina, durante o feriado de Páscoa, de quinta-feira (29) até segunda-feira (1º). Os dados são da Arteris Litoral Sul.
Conforme a concessionária da pista, uma operação especial foi montada para atender o fluxo até 30% maior. Os horários de movimento nas rodovias citadas deve ser mais intenso entre:
- Quinta-feira (28) – 11h às 20h;
- Sexta-feira (29) – 8h às 12h;
- Sábado (30) – previsão de fluxo normal;
- Domingo (31) – 10h-19h;
- Segunda-feira (1º) – previsão de fluxo normal.
Confira também os trechos destacados de maior atenção aos motoristas:
- Trecho da Serra do Mar (BR-376);
- Trecho do Morro do Boi (Balneário Camboriú);
- Trecho do Morro dos Cavalos (Palhoça).
Como evitar acidentes
A concessionária também faz um alerta aos motoristas para a manutenção preventiva, que deve estar em dia, especialmente ao fazer viagens mais longas. Conforme a Arteris, as ocorrências envolvendo panes em veículos aumentam em períodos de feriados prolongados, comparando a dias normais.
Somando os atendimentos a panes mecânicas dos três últimos feriados prolongados (15 de novembro, final de ano e Carnaval), foram mais de 6,2 mil ocorrências, um aumento de 43%, em comparação ao mesmo período em dias comuns.
Por isso, as dicas são fazer uma manutenção preventiva no veículo e lembre-se de conferir os seguintes itens:
- Condições dos pneus e do estepe. Se possível, faça o rodízio ou a troca, se for verificado o desgaste;
- Alinhamento da direção;
- Balanceamento das quatro rodas;
- Freios, com a troca das pastilhas ou do fluído caso haja a necessidade;
- Palhetas limpadoras dos vidros dianteiro e traseiro;
- Correias do motor;
- Extintor de incêndio (prazo de validade e necessidade de recarga ou troca);
- Nível dos fluídos em geral (água, óleo, freio, etc);
- Possíveis vazamentos;
- Lâmpadas em geral.
Para a viagem, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina também alerta para descanso adequado do motorista, alimentação e hidratação, não usar o telefone ao dirigir e se beber não dirija.
Além disso, o uso do cinto de segurança em todos os ocupantes do veículo, tanto na parte da frente quanto a de trás é de extrema importância. As crianças devem estar em cadeirinhas ou assentos de elevação, conforme determinado.
Em caso de pane mecânica, a concessionária orienta o motorista a parar em local seguro. Em seguida, colocar a sinalização adequada (triângulo), acender o pisca-alerta e ligar para o atendimento no 0800 725 1771.