Santa Catarina terá o primeiro curso de graduação em startups, lançado em Porto Alegre

Startup Academy lançou o primeiro curso de graduação em startups, durante a realização do South Summit Brazil, realizado em Porto Alegre (RS) na última semana, com alcance para Santa Catarina. A proposta é oferecer aos estudantes um curso de graduação ágil, com duração de dois anos, focado na construção de uma startup, informam  os organizadores do curso e co-fundadores da Startup Academy, Susana Kakuta, Juliana Suzin e Alsones Balestrin.

Este primeiro curso disponibilizado pela editech, o Startup Business: Gestão de Negócios Inovadores, terá aulas realizadas de forma virtual e complementadas por encontros presenciais nos hubs parceiros da edtech distribuídos pelo Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo. A Startup Academy, é o primeiro curso superior certificado pelo Ministério da Educação (MEC) com foco na formação de novos empreendedores a partir de uma metodologia orientada à criação de startups.

Seguindo as premissas do MEC, os alunos podem ingressar utilizando a nota do Enem ou uma redação em que relatem seus objetivos com a formação.”Unimos o melhor do híbrido com a flexibilidade de ter o presencial. O conteúdo será totalmente remoto, mas vamos promover, com todos os parceiros, eventos e talks que estarão nos hubs no Brasil inteiro. As pessoas, conforme sua proximidade e possibilidade, podem estar presencialmente conosco. Mas parte de 90% do curso pode ser feito de forma remota”, explica Juliana.

“Estávamos percebendo essa grande distância entre o que o mercado da educação superior oferece e o que essa nova geração – ou quem está precisando requalificar sua formação – precisa. Fatores como tempo, prática e tecnologia que, no universo tradicional do ensino superior, são pouco considerados”, avalia Susana, co-fundadora da iniciativa..(Com informações do Jornal do Comércio RS).

Memorial da Comunicação

O Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Imprensa (FCC)  aprovou o projeto “ Memorial da Comunicação Catarinense “, apresentado pela Associação Catarinense de Imprensa. Com esta iniciativa da ACI – Casa do Jornalista , a instituição tem o aval para a captação de R$ 548.235,56, em prazo máximo de 12 meses. A presidente da ACI é a jornalista Déborah Almada.

Patrimônio Histórico

Um projeto de lei de autoria do vereador em exercício, Evandro Santana (PODE), da Câmara Municipal de Araranguá, está propondo que o Farol do Morro dos Conventos seja declarado patrimônio histórico, artístico e cultural do Município de Araranguá. O Farol foi construído por Belmiro Demétrio Perraro em 1953, sendo um ponto turístico e sinalizador aos pescadores e navegadores da costa do Morro dos Conventos.

Joice Quadros. Economia, Mercado e Política. Bacharel em Jornalismo  (UFRGS). Professora e Pesquisadora, com obras publicadas. Cadeira 28 da Academia Criciumense de Letras e Membro da Diretoria da Associação de Jornalistas Escritoras do Brasil/Santa Catarina. Nasceu em Santo Ângelo (RS).