IMA divulga Relatório Semanal de Balneabilidade

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) compartilhou o relatório semanal de balneabilidade, apresentando os resultados das amostras coletadas de 18 a 22 de março. Dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense, 172 estão adequados para banho, representando 72,27%. Em Florianópolis, 65 dos 87 pontos são próprios para banho, equivalendo a 74,71%.

As informações detalhadas deste relatório podem ser encontradas no link disponibilizado pelo IMA. No site, é possível acompanhar as atualizações automáticas ao longo da semana, assim como o histórico de resultados de cada ponto amostrado.

O programa de monitoramento do IMA segue rigorosos padrões de metodologia e legislação, garantindo a transparência e confiabilidade dos dados. Recomenda-se aos banhistas evitar o mar nas primeiras 24/48 horas após chuvas intensas e nas proximidades de canais de águas pluviais.

As coletas são realizadas de acordo com um cronograma prévio, permitindo que os cidadãos acompanhem quando será feita a análise em determinado ponto. Os resultados são atualizados automaticamente no site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Durante o período de novembro a março, o monitoramento é semanal, com divulgação dos resultados às sextas-feiras. Já de abril a outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.