Joinville tem nova morte por dengue e soma metade dos óbitos em SC

Joinville confirmou nesta segunda-feira (18) uma nova morte causada pela dengue. Com isso a cidade passa a somar 13 óbitos pela doença, concentrando metade das vítimas de toda Santa Catarina.

A prefeitura informou que a 13ª vítima é um homem de 55 anos. Ele era morador do bairro Vila Nova e morreu no último dia 9 em um hospital da rede pública. Segundo dados do governo estadual, outras três mortes são investigadas em Joinville.

Números da dengue em Joinville

Conforme a prefeitura, a cidade já confirmou 5.600 casos da doença neste ano. Os bairros com maior número de pacientes são o Aventureiro (776), Saguaçu (503), Boa Vista (350), Iririú (313) e Costa e Silva (297).

Além disso, o município também identificou 4.461 focos do mosquito Aedes Aegypti. Os bairros que abrigam a maior parte deles são Aventureiro (421), Boa Vista (211), Floresta (209), Paranaguamirim (204) e Vila Nova (176).

Mutirão de limpeza no bairro Iririú

Durante a manhã de sábado (16), cerca de 150 pessoas, entre servidores públicos e voluntários, participaram de um mutirão de combate à dengue no bairro Iririú, que está entre as regiões com maior número de pacientes infectados. Foram feitas 941 visitas em residências e comércios, em 43 ruas do bairro.

Segundo a organização do mutirão, o fumacê foi aplicado em uma área que abrange aproximadamente 600 residências. Além disso, em três locais onde os recipientes que podem ser possíveis criadouros não puderam ser eliminados, a equipe técnica realizou a aplicação de um produto químico que impede o desenvolvimento da larva.

Também teve blitz educativa, com a entrega de material orientativo sobre os “10 minutos contra a dengue” em cerca de 2 mil veículos. Com apenas 10 minutos, é possível fazer uma vistoria em terrenos, seja em residências ou espaços comerciais, para verificar se há risco de proliferação do mosquito. No site estão disponíveis os materiais informativos que podem ser usados por todas as pessoas, inclusive um checklist indicando os pontos que devem receber atenção especial.

Participaram da ação servidores da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Bombeiros Voluntários, Guardas Municipais, 62º Batalhão de Infantaria do Exército, Grupo de Resgate em Montanhas, Conselhos Comunitários de Segurança, Grupo de Escoteiros, Conselho Local de Saúde, servidores da Unidade Básica de Saúde da Família Leonardo Schilickmann, Unidade Regional de Obras Leste, Vigilância Sanitária, Associação de Moradores, Agentes de Combate à Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.