O MEC (Ministério da Educação) prorrogou o prazo de inscrição para o programa Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) até esta segunda-feira (18), às 23h59. Os candidatos devem se inscrever pela internet para concorrer ao financiamento.
O Fies financia a mensalidade de estudantes de graduação em universidades particulares. Este ano, foi inaugurada a modalidade do Fies Social, que reserva 50% das vagas do programa a alunos de baixa renda.
Os interessados devem se inscrever antes da meia-noite desta segunda-feira através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A ordem de classificação e pré-seleção do processo seletivo será divulgada quinta-feira (21), em chamada única.
Quem for pré-selecionado deverá complementar a inscrição entre os dias 22 a 26 de março. Nesta edição, o MEC abriu 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior.
Requisitos do Fies Social
Metade das vagas do Fies serão destinadas a estudantes de baixa renda em 2024. A nova categoria do programa pode financiar até 100% da mensalidade. Confira os requisitos para participar:
- Ter realizado a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, sem ser “treineiro”;
- Apresentar média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos;
- Não ter zerado a redação do Enem;
- Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal), com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo (R$ 706).