Projetos de ferrovias de SC são discutidos em audiência pública em Concórdia

Os projetos de ferrovias que estão em desenvolvimento no Estado de Santa Catarina foram tema de uma audiência pública em Concórdia, nesta terça (12). O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, participou do evento proposto e realizado na Câmara de Vereadores do município.

“O objetivo foi apresentar para a comunidade local detalhes sobre o traçado e o impacto que os projetos terão na economia da região. Os projetos ficarão prontos este ano, e o governador Jorginho Mello já tem realizado tratativas com investidores internacionais interessados nas obras”, explica Martins.

Atualmente Santa Catarina tem dois projetos em desenvolvimento. Um deles, de 319 quilômetros entre as cidades de Chapecó e Correia Pinto, e outro, de 62 quilômetros, entre Navegantes e Araquari. O investimento do Estado é de cerca de R$ 32 milhões. A previsão de conclusão é novembro de 2024.

O projeto prevê dois pátios de máquinas com distâncias entre 50 e 75 quilômetros de Concórdia. Um deles fica no município de Irani, a 10 quilômetros do cruzamento da BR-153 e BR-282. O outro pátio mais próximo está previsto para o município de Joaçaba.

Durante a audiência pública, o secretário Martins fez relatos sobre o desenvolvimentos dos projetos, escolha dos traçados, que levou em conta a menor necessidade de túneis e obras de arte (pontes). O custo estimado da ferrovia entre Chapecó e Correia Pinto está estimado de $ 2 bilhões de dólares.

O secretário também aproveitou a audiência pública  para relatar sobre o trabalho de coleta de dados em campo, que está sendo realizado pelas empresas contratadas e a importância que a colaboração da comunidade tem nesta etapa.

“É um momento importante de todo o projeto. As sondagens determinam os tipos de solos, espessura, propriedades do solo em termos de resistência e nível do lençol freático e darão informações precisas para conclusão dos projetos”, completa Martins.