SC implementa novas regras para proteger mulheres em casas noturnas

Santa Catarina adota novas regras para promover a segurança das mulheres em casas noturnas, boates e eventos musicais em locais fechados. O protocolo “A Mulher Tem Voz”, oficializado pela Polícia Civil, surge como resposta à necessidade de prevenir constrangimentos e violências, uma iniciativa impulsionada pela condenação do ex-jogador Daniel Alves por abuso em Barcelona. A informação é do colunista Anderson Silva, ao NSC Total.

As diretrizes exigem que estabelecimentos assegurem a presença de colaboradores treinados para atender a essas normas, incluindo a disponibilização de cartazes em banheiros femininos com informações sobre como acionar o programa e os órgãos de segurança pública. Além disso, é obrigatório que locais com sistemas de câmeras de segurança permitam acesso às imagens pela Polícia Civil, garantindo a preservação das gravações por no mínimo 30 dias.

Para reforçar a proteção, os estabelecimentos podem criar códigos específicos a serem utilizados pelas mulheres em situação de risco, facilitando a comunicação de pedidos de ajuda. A fiscalização do cumprimento das novas regras ficará a cargo dos setores de jogos e diversões públicas da Polícia Civil de Santa Catarina, com o protocolo se tornando efetivo em 30 dias após sua oficialização.

*Supervisionado por Everton Palaoro