Pelo Estado 06/03: Fórum CNT de Debates discute sobre infraestrutura catarinense

Será realizado na próxima quinta-feira, 7, na unidade operacional do Sest Senat de Joinville, o Fórum CNT de Debates – Edição Regional – Santa Catarina. O evento, que é uma iniciativa do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), é gratuito e conta com o apoio da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc).

O projeto itinerante já passou por cidades como Natal (RN) e Vitória (ES), e pretende lançar luzes sobre as principais questões enfrentadas pelas empresas de transporte catarinenses. Sejam do segmento de cargas ou de passageiros, as empresas pleiteiam, sobretudo, uma infraestrutura de transporte mais adequada aos fluxos do estado.

Estarão presentes no evento representantes do Governo de Santa Catarina; deputado federal Valdir Cobalchini (MDB); Antídio Lunelli (MDB), deputado estadual e presidente da Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina; Dagnor Schneider, presidente da Fetrancesc e do Conselho Regional do SEST SENAT; Felipe Busnardo Gulin, presidente da Fepasc (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina); Bruno Batista, diretor executivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte); Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT; Alysson de Andrade, superintendente do DNIT; e Adriano Silva, prefeito de Joinville.  

Na programação, estão previstas duas rodadas de conversas. A primeira delas, trata de infraestrutura e multimodalidade e vai ao encontro das principais reivindicações dos empresários locais. Em um segundo momento, será debatido o impacto para a atividade transportadora da mistura do biodiesel ao diesel, que chegará a 14% a partir de março, com respaldo do governo. 

 

Nova diretoria da ADVB SC

O presidente da Associação de Jornais de Interior de Santa Catarina (ADISC), Adriano Kalil, esteve prestigiando, nesta terça-feira, 5, a posse da nova diretoria da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC), que irá comandar o biênio 2024/2025. Quem assumiu como o novo presidente executivo da entidade foi o empresário Ricardo Barbosa Lima. Ele sucede Claiton Pacheco Galdino.

A nova gestão conta com representantes distribuídos nas regiões Sul, Grande Florianópolis, Norte, Oeste, Vale do Itajaí, Litoral e Planalto, o que permite a valorização e avanço de Santa Catarina de acordo com as necessidades de cada uma delas.

Com a proposta de estar cada vez mais conectada à inovação, a nova diretoria promete conectar lideranças, disseminando o conhecimento e fazendo do marketing e vendas impulsionadores da economia catarinense.

Tecnologia e inovação

Com investimento superior a R$ 10 milhões, o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI) de Pinhalzinho, inaugurado na segunda-feira, 4, possui estrutura de três andares, composto por um laboratório de qualidade do leite, uma indústria de lácteos em escala piloto e um laboratório de pesquisa e inovação. Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, Jorginho Mello (PL); o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro de Nadal (MDB); deputados da Bancada do Oeste na Alesc; o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem; o reitor da Udesc, Dilmar Baretta; e o reitor eleito para a gestão 2024-2028, José Fernando Fragalli..

Sendo Santa Catarina o quarto maior produtor de leite do país, a iniciativa promete fortalecer a economia local e proporcionar avanços significativos no segmento agropecuário da região.

 

Renegociação de dívidas

A Cooperativa Únilos, integrante do Sistema Ailos com mais de 1,5 milhão de cooperados, anunciou sua participação na mais recente rodada da campanha Serasa Limpa Nome. Iniciada em março e já realizada em outubro do ano passado, a campanha tem como objetivo proporcionar alternativas aos cooperados para regularizarem suas finanças. Através do aplicativo do Serasa, os interessados podem acessar suas dívidas e contas em atraso registradas pelas empresas parceiras do programa, escolhendo uma das opções de renegociação disponíveis. As empresas parceiras oferecem descontos significativos, chegando a até 90% para a quitação de inadimplências. Além disso, os Postos de Atendimento e canais digitais oficiais das 13 cooperativas pertencentes ao Ailos estão disponíveis para esclarecer dúvidas.

 

Entrega para Joinville

O governador Jorginho Mello (PL) esteve esta semana em Joinville para a primeira reunião do ano da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), onde anunciou, além de recursos para os Bombeiros Voluntários, uma série de investimentos na região, entre eles a entrega do elevado Heinz Schulz, que será inaugurado no Distrito Industrial Norte, no próximo sábado, 9, dia do aniversário da cidade. A obra é fundamental para a mobilidade e para a segurança de quem trafega no cruzamento da Rua Dona Francisca com as Rodovias Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister.

 

Dança das cadeiras

O ex-senador Dário Berger pode não vir a enfrentar o atual prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), nas próximas eleições municipais A ideia, agora, é que ele, com total apoio do PSD, venha a bater de frente com a ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PL) que busca voltar à cadeira. Para ter o apoio dos pessedistas, Dário abriria mão de concorrer à prefeitura da Capital e entraria no páreo com Adeliana, e Orvino Coelho (PSD), atual prefeito que busca a reeleição, seria jogado para escanteio, já que possui certa rejeição do próprio partido.

 

> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_06.03.2024

Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com