Defesa Civil alerta para risco de temporais em Santa Catarina

Novos temporais devem atingir Santa Catarina entre a noite desta segunda-feira e a noite de terça, dias 26 e 27. A previsão é da Defesa Civil e a região Sul, sobretudo no Costão da Serra, está entre as áreas de maior risco conforme alerta emitido na manhã de hoje.

A previsão indica a passagem de uma frente fria combinada com uma área de baixa pressão sobre Santa Catarina. “Os temporais ganham força e vêm acompanhados de chuva intensa em curto período de tempo, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste e parte dos Planaltos. O risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e queda de galhos e árvores é alto na área em laranja e moderado em amarelo”, indica a Defesa Civil.

 

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC), em Criciúma as rajadas de vento podem atingir 29 quilômetros por hora (km/h) nesta segunda-feira e 24 km/h na terça. No acumulado entre os dois dias, são esperados cerca de 30 milímetros (mm) de chuva. Em Balneário Rincão, as rajadas de vento podem ultrapassar os 40 km/h, enquanto em Jaguaruna podem chegar aos 53 km/h.

No Extremo Sul do Estado, o acumulado de chuva também preocupa. Em Praia Grande, são esperados mais de 50 mm de precipitação, 36.8 somente ao longo desta segunda-feira. Em Araranguá, deve chover mais de 30 mm no acumulado dos dois dias, enquanto em Passo de Torres a previsão indica mais de 40 mm. Clique aqui e confira a previsão para a sua cidade.

Recomendações para a população

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros. Nas áreas com risco de deslizamentos, fique atento a inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência e aparecimento de rachaduras em muros e paredes. Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.