Pelo Estado Entrevista: Evandro Neiva, Secretário de Estado de Turismo

“O governo tem atuado para garantir as condições necessárias para o desenvolvimento do turismo no Estado”

Evandro Neiva, Secretário de Estado de Turismo

 

É fato que o carnaval é uma festa que movimenta a economia nacional. Em Santa Catarina, particularmente, com o incentivo que o Governo do Estado vem dando ao turismo, ao carnaval e à cultura como um todo, a expectativa é que o faturamento seja ainda maior que o mesmo período do ano passado. 

Voos extras, geração de empregos e alta taxa de ocupação da rede hoteleira são reflexos da folia em Santa Catarina. O Secretario de Estado de Turismo, falou um pouco mais sobre os preparativos e a previsão do governo para a festa. Confira: 

 

Pelo Estado – Já vimos que o Carnaval aqueceu o turismo em todo o país. Como foi o impacto no turismo de Santa Catarina? 

Evandro Neiva – O Carnaval representa uma importante oportunidade para o desenvolvimento da economia e do turismo do estado. Para fevereiro, nossa projeção é positiva, com um aumento significativo na arrecadação das atividades turísticas. As companhias aéreas programaram mais de 100 voos extras para Santa Catarina durante o carnaval. E, no que se refere à arrecadação, nossa expectativa é um acréscimo de, pelo menos, 11% em relação a janeiro deste ano e isso estabelece um novo recorde de arrecadação no setor nos últimos quatro anos. 

 

PE – Já há uma previsão do número de turistas que estão sendo esperados no Estado?

EN – Para a Estação Verão, contabilizando a partir de dezembro de 2023 e com estimativas até março de 2024, espera-se que o Estado tenha um aumento de 12% na população flutuante no litoral catarinense, em comparação com o verão anterior. Além disso, mudanças no fluxo aéreo e marítimo preveem a chegada de turistas por novas rotas. Para comportar o crescimento da circulação de passageiros, os aeroportos de Navegantes e Florianópolis ampliaram a quantidade de voos diários; Navegantes, por exemplo, expandiu com rotas diretas para os Aeroportos de Buenos Aires, Confins e Passo Fundos; enquanto a capital catarinense recebe cerca de 17 voos internacionais diários. Ainda, a estimativa de fluxo aéreo terá um aumento de 10% em relação à temporada de verão anterior, com crescimento de cerca de 27% no número de passageiros nacionais e 38% nos internacionais, em comparação ao ano anterior. O fluxo marítimo também aponta crescimentos na temporada de verão de 2023/2024, com aumento de 62% de passageiros em relação à temporada de 2022/2023. No total, vão ser ofertados cerca de 370.000 leitos. Ainda temos uma novidade neste ano, pela primeira vez teremos escala dupla, o que demonstra a importância de estarmos em contato com os municípios e os atracadouros.

 

PE – Já é possível elencar quais setores foram mais impactados? 

EN – O turismo congrega mais de 50 atividades econômicas, que têm se mostrado como as principais responsáveis pelo crescimento econômico do estado e do país nos últimos anos. Dentre essas atividades, especialmente no carnaval, sem dúvidas destacam-se a hospedagem, o transporte, a alimentação e o entretenimento, que podem ser considerados como característicos do turismo. 

 

PE – Qual foi o planejamento do Estado para este período? 

EN – Em 2023, com sensibilidade e um olhar voltado para o desenvolvimento do turismo e do estado, este governo criou a Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina, que recebeu a missão de planejar, fomentar e fortalecer o turismo em Santa Catarina, de maneira competitiva, mais sustentável, apresentando ao mundo todas as suas belezas e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado. Desde então, todo o governo, sob a direção do governador Jorginho Mello, tem atuado exaustivamente para garantir as condições necessárias para o desenvolvimento do turismo no estado, pensando não só em um evento ou período específico, mas em uma atuação que deixe para Santa Catarina um legado de crescimento e desenvolvimento. De toda forma, para o carnaval, o governo preparou um esquema especial de segurança, que tem a participação da PMSC, da PCSC, do CBMSC, da Polícia Científica, da Defesa Civil, que são as melhores forças de segurança do país. Além disso, foram disponibilizados recursos para a realização de festividades em diversos municípios do estado, além do aporte de recursos para diversas escolas de samba. 

 

PE – Santa Catarina também é destino para quem quer fugir das festas, mais especificamente na região da Serra. Qual a expectativa de movimento na região serrana? 

EN – Desde o início, o governo Jorginho Mello tem investido numa política de turismo voltada para o desenvolvimento de ações, campanhas, equipamentos e produtos turísticos que destaquem a capacidade do estado de receber turistas durante as quatro estações do ano e em todas as regiões do estado de Santa Catarina. Nós focamos muito na diversidade cultural de Santa Catarina, enaltecendo a completude do estado, seja no que tange ao clima ou à cultura aqui existente. Mesmo sendo um estado com um pequeno território, é capaz de oferecer atrativos o ano todo. Por isso, Santa Catarina vem mostrando que tem atrativos diversos, capazes de receber os turistas brasileiros e estrangeiros que procuram o turismo de sol e mar, ecológico, de aventura, cultural, religioso, de experiências, enoturismo e etc. Nesse cenário, a serra catarinense, com suas incríveis belezas naturais, sua riqueza cultural e o acolhimento caloroso do povo catarinense, se destaca como um destino para aqueles que buscam um pouco de descanso nesse período. A expectativa para aquela região é de relevante crescimento nesse período, especialmente após os investimentos do estado em infraestrutura, eventos e no diálogo com municípios e trade turístico local para aperfeiçoamento das experiências oferecidas aos visitantes.

 

> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_entrevista_12-02-2024

Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com