Iniciadas no dia 19 de janeiro, as inscrições do Concurso Público Nacional Unificado – também chamado de “Enem dos Concursos” – já registraram 26.853 mil candidatos para fazer a prova em Santa Catarina. Ao todo, oito cidades catarinenses sediarão as provas: Blumenau (Vale do Itajaí), Caçador (Meio Oeste), Chapecó (Oeste), Criciúma (Sul), Florianópolis (Capital), Joinville (Norte), Lages (Serra) e São José (Grande Florianópolis), foram as selecionadas para a aplicação do concurso.
Em todo o Brasil, são um milhão e meio de pessoas inscritas no concurso organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As inscrições permanecem abertas até esta sexta-feira (9). Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, já para os de nível médio é de R$ 60. O candidato precisará de uma conta no Gov.br, de qualquer nível para se cadastrar.
Como funciona o Enem dos Concursos
A proposta do concurso unificado foi feita pelo Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) após a procura de alguns órgãos que tiveram concursos autorizados, mas que relataram dificuldade de organizar os certames por conta própria. A pasta informou que a estratégia é uma forma de democratizar o acesso às vagas ofertadas pelo poder público e racionalizar os custos.
Com isso, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, mas dentro de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, eles deverão optar por um dos oito blocos temáticos disponíveis. Após a escolha do bloco pelo candidato, é necessário ordenar a preferência entre os cargos e especialidades disponíveis, que podem ser vistos no edital da prova.
O participante poderá escolher somente um bloco temático, mas quantas vagas quiser dentro dele. A aprovação ocorrerá de acordo com a indicação de preferência do candidato.
Como será a prova
A inspiração do Governo Federal para a prova seria o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para idealizar o modelo de provas do concurso unificado. Elas serão aplicadas em dois turnos, no dia 5 de maio, da seguinte forma:
- Matutino: 2h30 de prova;
- nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco temático;
- nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
- Vespertino: 3h30 de prova;
- nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
- nível médio: provas objetivas (40 questões).
As avaliações contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado e são de caráter classificatório e eliminatório, que terá validade de 12 meses. Depois, será necessário passar pelas seguintes etapas:
- perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
- procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
- Procedimento de verificação documental complementar para indígenas.