Itajaí fecha 2023 com a segunda maior geração de empregos de Santa Catarina

Itajaí finalizou o ano de 2023 com a segunda maior geração de empregos de Santa Catarina. O saldo positivo de 6.262 vagas deixou o município em segundo no ranking das cidades com maior geração de oportunidades do estado, considerando as cidades com mais de 200 mil habitantes. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

O número registrado colocou Itajaí à frente de cidades como Florianópolis (3.679), Chapecó (3.244) e São José (3.086), terceiro, quarto e quinto colocados, respectivamente. O Município de Itajaí ficou atrás apenas da cidade de Joinville, que obteve um saldo positivo de 9.428 oportunidades geradas no ano passado.

“Como esperado, em virtude do término dos contratos temporários, dezembro foi o único mês com saldo negativo em 2023. Apesar disso, Itajaí apresentou saldo positivo na criação de vagas com carteira assinada em todos os meses do ano passado, ao contrário de outras grandes cidades”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni.

Setor de Serviços liderou contratações

O setor de Serviços é o grupo econômico que mais gerou empregos em Itajaí durante 2023. A atividade obteve um saldo positivo de 3.948 vagas, o que representa mais de 50% do total de empregos gerados. Em seguida, aparecem os setores de Comércio (1.163 vagas), Construção (695 vagas) e Indústria (469 vagas).

Para auxiliar os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho e empresas que estão em busca de profissionais, o Município de Itajaí possui o Balcão de Empregos. Através da iniciativa, a população pode conferir mais de 1.600 vagas de emprego e obter encaminhamento para o trabalho desejado. O serviço também auxilia na elaboração ou revisão de currículo.

As vagas podem ser consultadas pelo aplicativo Conecta.í, pelo site empregos.itajai.sc.gov.br ou via WhatsApp (47) 3246-1190.