Pelo Estado 30/01: Os perigos da Serra Dona Francisca

O acidente com um caminhão carregado de produto químico (ácido sulfônico) na Serra Dona Francisca, em Joinville, na manhã desta segunda-feira, 30, levantou novamente a pauta sobre a região, onde acidentes acontecem com frequência e pouco se faz em relação a isso. 

Por conta do tombamento do caminhão e vazamento da carga para o rio, a SC-418 foi interditada e, por prevenção, a captação de água na estação de tratamento do Cubatão foi suspensa, deixando a população do município em alerta por conta do possível desabastecimento na cidade. Na manhã de ontem, 80% da cidade estava sem água. A prefeitura decretou estado de emergência, um gabinete de crise foi montado para tentar controlar a situação e o Hospital Dona Helena, localizado no município, emitiu uma nota afirmando que deu início a um plano de contingência, intensificando ações de combate para evitar o desperdício de água.

Equipes da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) estão tentando minimizar os danos e o governador Jorginho Mello (PL) foi até o local para entender quais medidas devem ser tomadas. Como diz o ditado, seria melhor prevenir do que remediar. 

É fato que esta quantidade de acidentes impactam economicamente o Estado e a vida da população da região diretamente, portanto, já não são precisos mais argumentos para que uma providência seja tomada.

O transporte de cargas perigosas como esta – que é utilizada para fabricação de detergentes e desinfetantes – e que põem em risco a saúde dos munícipes, já foi pauta na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Os deputados estaduais Matheus Cadorin (Novo), Fernando Krelling (MDB), Maurício Peixer (PL), e o deputado federal Darci de Matos (PSD), já vieram a público para manifestar sobre a necessidade de voltar a falar sobre o problema e pediram, inclusive, o desarquivamento de um projeto que está, há alguns anos, parado na Alesc.

 

Deputado quer agilizar projeto estadual de internação involuntária

Depois de demonstrar preocupação com o crescimento acentuado dos casos de violência e crimes envolvendo moradores de rua em diversas cidades do Estado, principalmente na Capital e região litorânea, o deputado Ivan Naatz (PL) disse que vai solicitar, após o fim do recesso parlamentar de janeiro, a agilização da tramitação de projeto de lei de sua autoria que prevê a internação involuntária de dependentes químicos nesta situação por meio de um programa estadual de prevenção e combate às drogas. O projeto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda apreciação na Comissão de Finanças e Tributação da Alesc desde o ano passado. 

Chapa única na FECAM

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, foi escolhido para liderar a chapa única que deverá assumir o mandado de 2024 da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM). O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, ficará com o cargo de 1º vice-presidente. A aprovação da nominata será realizada durante a Assembleia Geral Ordinária, nesta quarta-feira (31), na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), e reunirá prefeitos de todas as regiões do Estado. A chapa representa uma continuidade no mandato da atual presidente, a prefeita de Vargem, Milena Lopes.

 

Rodovias

Governo do Estado, prefeitos e deputados da região firmaram uma parceria para viabilizar as obras do Promobis, o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável. O projeto foi apresentado pela deputada estadual Paulinha em uma reunião técnica na Casa D’Agronômica, com presença do governador Jorginho Mello (PL), de secretários de Estado, de representantes dos municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), da Univali e do Banco Mundial. O Promobis inclui três obras principais: um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes, um sistema de ônibus elétrico interligando os 11 municípios da região e o projeto de Mobilidade Ativa de Balneário Camboriú, o “Caminhos do Mar”. O investimento para viabilizar o projeto inclui 120 milhões de dólares com recursos públicos, incluindo financiamento de cerca de 90 milhões com o Banco Mundial e aproximadamente 30 milhões de contrapartida do Estado e é o primeiro financiamento de um consórcio de municípios apoiado pelo Banco Mundial no Brasil e em qualquer outro país. 

 

Novos diretores

O governador Jorginho Mello (PL) vai empossar os novos diretores escolares da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina nesta quarta-feira, 31, em Lages. O objetivo do evento é dar as boas-vindas aos gestores e apresentar as expectativas para a educação catarinense em 2024. Segundo a Comissão Estadual de Gestão Escolar, mais de 54% das unidades que participaram das eleições alcançaram o quórum mínimo de estudantes, professores e famílias necessários para a escolha dos Planos de Gestão Escolar.

 

SXSW 2024

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil de Santa Catarina (ADVB/SC), em parceria com a empresa Cidade Inovadora e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), promove uma missão internacional de empresários catarinenses ao maior festival de economia criativa do mundo, o SXSW 2024, na cidade de Austin, no Texas. A comitiva de Santa Catarina participará do evento entre os dias 8 e 16 de março. 

O objetivo da missão é promover o networking, aproximando os profissionais e empreendedores da área de tecnologia para uma troca diferenciada de informações, oferecendo uma visão global de insights sobre o que está acontecendo de mais inovador em diferentes indústrias do mundo.

 

> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_30.01.2024

Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com