SAMU de Santa Catarina comemora 18 anos com mais de 1,3 milhão de atendimentos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem muito do que se orgulhar. Nos últimos 10 anos, entre 2013 e 2023, o serviço atendeu 1.329.377 ocorrências com envios de veículos. Os profissionais seguem com uma rotina de trabalho contínua e intensa para salvar vidas. Muitas vezes, as equipes arriscam a própria vida para atender as demandas de urgência e emergência da população, no menor tempo possível.

Prestando um serviço da mais alta relevância para os cidadãos, o SAMU atua 24 horas por dia, sete dias por semana. Os casos mais frequentes de ocorrências são de atendimentos clínicos, obstétricos, pediátricos, acidentes de trânsito, violência urbana e traumas psiquiátricos.

O SAMU tem se dedicado a prestar atendimento pré-hospitalar de urgência com excelência, mantendo escuta permanente em 100% do estado, através do número 192 e oferecendo um serviço gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o serviço conta com 26 Unidades de Suporte Avançado (USAs), 95 Unidades de Suporte Básico (USBs), 2 helicópteros e 1 avião.

“Todo esse trabalho só é possível, porque temos uma equipe comprometida e dedicada. Investimos constantemente em capacitação, no melhoramento das estruturas e das viaturas para garantir a qualidade e eficiência nos atendimentos”, destaca o superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Antônio Fonseca.