A média de contratações temporárias na temporada 2023/24 em Santa Catarina deve ser de quatro pessoas por empresa, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC). Dos 699 entrevistados, 26,8% pretendem reforçar suas equipes para o período, enquanto 67,5% não pretendem abrir vagas.
Entre as empresas consultadas, 10,7% aumentaram os seus quadros de funcionários permanentes em 2023. Esse movimento é positivo e demonstra a melhora da economia catarinense ao longo do ano. Por outro lado, inibe as contratações temporárias.
Conforme a pesquisa, a maioria dos empresários vão abrir as vagas temporárias ao longo do mês de novembro (53,5%) e dezembro (35,3). Além disso, 33,9% dos trabalhadores devem permanecer nas firmas por três meses (33,9%). Para 43,9% dos empresários ouvidos, há possibilidades de que o temporário seja efetivado após o término do contrato.
Os empresários de Hotéis e pousadas (65,4%) e Bares e restaurantes (45,8%) foram os que mais afirmaram que pretendem contratar neste fim de ano.
Média de vagas temporárias por setor
Entre os segmentos que pretendem contratar mais trabalhadores temporários, Mercados e supermercados lideram a lista, com média de 13,3 vagas. Veja o número de vagas por setor:
- Mercados e supermercados: 13,3 vagas
- Bares e restaurantes: 5,6 vagas
- Hotéis e pousadas: 5,3 vagas
- Artigos esportivos/brinquedos: 3,7 vagas
- Lojas de departamentos e multicoisas: 3,6
- Cama/Mesa/Banho: 3,3
- Vestuário/calçados e acessórios: 2,4
- Perfumaria/Cosméticos: 2,2
Sobre a pesquisa
As entrevistas foram realizadas entre os dias 26 de outubro até 06 de novembro e contou com a participação de 699 empresas do comércio e serviço de Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Imbituba, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna e São Francisco do Sul.
Por NSC