Impacto nas padarias: Chuvas afetam safra de trigo em SC e elevam preço do pãozinho

A safra de trigo em Santa Catarina está chegando ao fim com uma redução significativa na produção. Segundo dados da Epagri divulgados no último domingo, a colheita do grão terá uma diminuição de 28% devido às fortes chuvas de outubro. Essa queda na produção está diretamente ligada a um aumento no preço do pão e pode impactar a qualidade do trigo, que é crucial para a remuneração dos produtores.

De acordo com o Centro de Socioeconômica e Planejamento Agrícola, houve uma diminuição de 3,76% nos preços médios recebidos pelos agricultores de trigo em outubro, comparado a setembro. Olhando para os últimos 12 meses, há uma diferença de 40% nos preços recebidos, quando comparado com o mesmo período de 2022.

Não só o trigo, mas outras culturas também foram afetadas pelo clima. As chuvas intensas exigirão o replantio de lavouras de arroz, principalmente no Alto Vale do Itajaí, embora em outras regiões do estado os danos sejam menores.

A produção de arroz em Santa Catarina para a safra 2023/24 está estimada em 1,245 milhões de toneladas, abaixo da demanda que gira em torno de 1,5 milhão de toneladas. A diferença deverá ser compensada pelas importações de países do Mercosul e pelo Rio Grande do Sul.

Clima afeta a safra de feijão no Sul e reduz plantio de milho em SC

A safra de feijão no sul do Brasil enfrenta um período de incerteza devido às variáveis climáticas, que estão influenciando diretamente a definição dos preços do mercado. Produtores e compradores se veem diante de um desafio para estabelecer valores justos em meio a essa indefinição.

O excesso de umidade tem sido um problema para a qualidade do feijão, aumentando o risco de doenças nas plantações. A situação é agravada pela dificuldade dos agricultores em aplicar tratamentos fitossanitários eficazes, uma vez que as chuvas intensas e a umidade no solo impedem o acesso regular às lavouras para a manutenção necessária.

No cenário do milho, Santa Catarina registrou uma redução de 4,1% na área plantada para a safra 2023/2024. As estimativas iniciais de produtividade foram revisadas, passando de 8,83 para 8,41 toneladas por hectare, refletindo as adversidades enfrentadas pelos agricultores.

As chuvas excessivas têm causado inundações nas lavouras, resultando em atrasos no plantio e dificuldades na gestão das culturas já em desenvolvimento. Os dias nublados complementam o cenário desafiador, limitando a fotossíntese necessária para o crescimento das plantas e diminuindo o potencial de produção das culturas.

Fonte: Clicsc