Mandato do Vereador Cryslan (NOVO), de São José, é reconhecido como o mais transparente do país

O Vereador Cryslan (NOVO), de São José-SC, trouxe novidades na sua atuação parlamentar em prol da transparência, sendo reconhecido como o mandato mais mais transparente do Brasil.

Esse título vem pelas inúmeras iniciativas que tomou no seu gabinete para deixar seu trabalho o mais transparente possível, ações que podem ser auditáveis e verificadas por qualquer cidadão.

Desde o início do mandato, entre as medidas que buscam aumentar a transparência e integridade dentro do gabinete, está as Prestações de Contas mensais, o Gabinete Digital, o Plano de Integridade, entre outras.

Segue um breve resumo de algumas medidas para aumentar a transparência interna:

Prestações de Contas Mensais: Assim como foi feito durante a campanha eleitoral de 2020, todo mês é disponibilizado através das redes sociais do vereador a prestação de contas mensal com todas as atividades executadas no mês e os gastos financeiros do mandato. Além de outras informações, como: presença nas sessões, horas em atividades externas, horas na Câmara de Vereadores, porcentagem do cumprimento do Plano de Mandato, destaques do mandato e atividades legislativas (ofícios, pareceres jurídicos e indicações). Importante lembrar que em São José o vereador não é obrigado a bater ponto, mas o Cryslan optou por bater para poder ser o mais transparente possível.

Gabinete Digital: O Gabinete Digital é uma ferramenta de transparência do gabinete do vereador Cryslan que possibilita que todo e qualquer cidadão possa ter acesso ao gabinete e a todos os documentos oficiais do mandato: abaixo-assinados, convites, informações do Fiscaliza São José, memorandos enviados e recebidos, ofícios enviados e recebidos, pareceres jurídicos, prestações de contas mensais, projetos de lei na íntegra, relatórios de acesso (ponto eletrônico) e indicações.

Plano de Integridade do Gabinete: Lançado no 2º semestre de 2023, o “Pacote de Políticas de Integridade do Gabinete”, também denominado de Plano de Integridade do Gabinete, representa um guia orientador para as decisões e ações tomadas diariamente em seu mandato. É uma iniciativa inédita e pioneira em gabinetes parlamentares do Brasil. Esse plano inovador abrange seis políticas fundamentais: o Código de Ética e Conduta, a Política de Compliance, a Política de Privacidade, a Política Anticorrupção, a Política de Segurança da Informação e a Política de Gestão de Riscos e Controle Interno.

O Vereador comenta que essas ações visam também aproximar as pessoas da política: “Ser transparente é nossa obrigação. Decidi adotar todas essas ações para tornar nosso gabinete 100% transparente. Tudo que acontece aqui, até os mínimos detalhes, está divulgado e as pessoas podem acessar a qualquer hora, em qualquer lugar. Faço isso para que todos possam fiscalizar e acompanhar nosso trabalho ainda mais de perto”.

Muitas medidas aplicadas em prol da transparência, realizadas tanto internamente como externamente no mandato, podem ser replicadas por outros parlamentares no Brasil. Afinal, é direito de todo cidadão o acesso à informação pública, melhor ainda se ela for aplicada através da transparência ativa, disponibilizadas pelo poder público independentemente de solicitação.