Chapecó está entre as três melhores cidades de SC em Saúde e Bem-Estar entre municípios com mais de 100 mil habitantes. O município foi finalista do Prêmio Band Cidades Excelentes, cuja premiação foi realizada na noite de segunda-feira, em Florianópolis. As outras duas finalistas foram Tubarão e Criciúma, sendo que esta ficou em primeiro.
O secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, compareceu ao evento e recebeu o certificado de premiação.
“Este é mais um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado em Chapecó, sob o comando do prefeito João Rodrigues, com ampliação de estrutura, novas equipes de saúde da família, uso de tecnologia para melhorar a comunicação e o atendimento, além de ações de gestão para melhorar o fluxo de informações”, disse Danielli.
O prêmio levou em conta os seguintes critérios: Cobertura estratégica em Saúde da Família, Expectativa de vida ao nascer, Número de leitos hospitalares por mil habitantes, Número de profissionais da saúde por mil habitantes, Proporção de internações sensíveis à atenção básica- (ISAB) e Taxa de mortalidade infantil por mil habitantes.
A terceira edição do Prêmio Cidades Excelentes premiou os destaques em seis pilares: Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sócio Econômico e Ordem Pública; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.
Chapecó também tem se destacado no programa Previne Brasil, do Governo Federal, onde entre as cidades com mais de 200 mil habitantes é o primeiro de Santa Catarina e o terceiro do Brasil.