O El Niño fez novembro começar com reviravolta em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil do Estado, nesta quarta-feira (1°) pode ser registrado granizo, deslizamento de terra e temperatura perto dos 30°C.
De acordo com o alerta da pasta, entre o Extremo e o Meio-Oeste o sol aparece entre nuvens, elevando as temperaturas e favorecendo a ocorrência de pancadas isoladas de chuva, com trovoadas a partir do final da manhã, com risco baixo para ocorrências associadas aos temporais.
As temperaturas máximas se aproximam dos 30°C no Oeste e variam de 19 a 23°C nas demais regiões.
Já nesta quinta-feira (2), feriado do Dia de Finados, o tempo fica instável no Estado. Segundo a Defesa Civil, o dia será de muitas nuvens e condições para chuva e temporais a qualquer momento do dia do Extremo Oeste ao Litoral Sul.
A partir da tarde a chuva e os temporais (com raios, rajadas de vento e eventualmente granizo) ganham força e se estendem para as demais regiões do estado, com a formação de uma frente fria no Sul do Brasil.
Os ventos podem chegar a 60 km/h sobretudo à noite no Litoral Sul do Estado.
As temperaturas mínimas ficam entre 13°C e 19°C no amanhecer e máximas à tarde de 16 a 21°C, ficando mais altas no Extremo Oeste onde se aproximam dos 25°C.
Na sexta-feira (3) o Estado experimentará chuva intensa e temporais em todas as suas regiões, devido à influência de uma frente fria que está avançando por Santa Catarina, em associação com um ciclone extratropical localizado entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
A chuva começará a enfraquecer ao longo da tarde, à medida que a frente fria se afasta e uma massa de ar seco e frio avança. Haverá um risco moderado a alto de ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos e ventos fortes.
Os ventos predominantes serão de nordeste a noroeste, virando para oeste/sudoeste no final do dia, com intensidade moderada, variando entre 25 e 40 km/h e rajadas fortes acima de 60 km/h.
Fim de semana o tempo vira
No sábado (4) e domingo (5), uma massa de ar seco e frio trará condições de tempo estável e predominância de sol em todas as áreas de Santa Catarina.
No sábado (4), o vento permanecerá forte, soprando do oeste/sudoeste com velocidades variando de 25 a 40 km/h e rajadas superiores a 60 km/h. O risco de ocorrências relacionadas a ventos fortes, especialmente no litoral, será moderado. Continuará alto o risco de deslizamentos devido às chuvas dos dias anteriores.
Durante as noites e madrugadas, as temperaturas serão mais baixas, com mínimas abaixo de 5°C nas regiões montanhosas e no Meio-Oeste, variando de 8 a 13°C nas demais áreas. Durante as tardes, as temperaturas subirão, com máximas variando entre 24 e 26°C no oeste e litoral, e entre 16 e 21°C nas demais regiões.
El Niño em novembro em Santa Catarina
O mês de novembro em Santa Catarina trará chuvas frequentes, porém, espera-se que a quantidade de chuva seja menor em comparação a outubro. Isso é o que indicam as previsões da Epagri/Ciram (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) para os próximos três meses.
Durante o mês de novembro, a quantidade média de chuva deverá variar de 130 a 180 milímetros em todo o estado de Santa Catarina. A Epagri observou que somente na primeira metade de outubro, as quantidades de chuva ficam acima de 300 milímetros em muitas áreas, desde o meio-oeste até o litoral.
O que é o El Niño?
O El Niño é um fenômeno climático que acontece na região do Oceano Pacífico. Basicamente, é quando a água do mar naquela área fica mais quente do que o normal. Isso pode afetar o clima em várias partes do mundo, inclusive em Santa Catarina.
O fenômeno pode causar mudanças no tempo, como chuvas intensas, secas ou até mesmo aumento da temperatura em algumas áreas. Isso pode ter impacto na agricultura, no nível dos rios e em muitos outros aspectos da vida das pessoas. Os cardápios desenvolvidos por nutricionistas