Eletricistas: Heróis da Vida Real
Tarcísio Rosa
Presidente da Celesc
presidencia@celesc.com.br

No nosso dia a dia, muitas vezes passam despercebidos, mas sem eles, a nossa vida seria um verdadeiro caos.

Neste Dia do Eletricista, é fundamental reconhecer a sua relevância, entender os seus desafios e destacar a sua contribuição para a segurança e bem-estar da população.

A Celesc, que atende mais de 90% de Santa Catarina, mantém uma rede elétrica que serve cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras. Por trás desse serviço vital, uma equipe de mais de três mil eletricistas, entre empregados próprios e terceirizados, trabalha incansavelmente para manter a nossa conexão com a eletricidade. Eles desempenham um papel essencial na construção, operação e manutenção da rede elétrica, realizando inspeções rigorosas e garantindo que os medidores de energia funcionem de maneira justa e precisa.

E vem desempenhando um papel importante durante as fortes chuvas que assolaram o Estado, restabelecendo a energia, garantindo a segurança da rede elétrica e cuidando da própria segurança.

Além de manter as nossas luzes acesas, os eletricistas facilitam o nosso modo de vida, permitindo desde a iluminação básica até o funcionamento de aparelhos eletrônicos essenciais. A sua importância transcende o fornecimento de eletricidade; eles desempenham um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do Estado. A eletricidade é o motor da economia, possibilitando o funcionamento de indústrias, hospitais, escolas e a vida cotidiana.

Tais profissionais ganham ainda mais destaque e relevância quando a empresa anuncia o maior investimento da história, R$ 4,5 bilhões e 500 quilômetros de energia trifásica. Afinal, são eles que farão esses investimentos se transformarem em melhorias na ponta, junto à população.

Ser eletricista exige um compromisso inabalável com a segurança, dada a natureza dos riscos elétricos. Por isso, a Celesc investe em programas de treinamento e está construindo um Centro de Treinamento em Florianópolis, um marco na capacitação dos eletricistas. Com 1.497 metros quadrados, o centro irá oferecer nove salas de aula, laboratórios, auditório e áreas de descanso.

No Dia do Eletricista, a Celesc e os catarinenses homenageiam esses profissionais que mantêm a nossa sociedade funcionando com segurança e eficiência. O seu compromisso e dedicação em momentos de crise e busca pela excelência são inspiradores. Parabéns!