Santa Catarina lança Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), e os municípios de Florianópolis e São José lançaram neste sábado, 14, a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em Santa Catarina. A Campanha vai até o dia 28 de outubro, com o Dia D, sábado, programado para o dia 21 de outubro, quando os postos de saúde ficam abertos para a vacinação, .

Na abertura, a secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, destacou a importância da vacinação não só para o estado, mas para todo o país. “Com a vacinação conseguimos eliminar doenças como a poliomielite. Então, o chamamento é para todo o cidadão para que olhe as cadernetas de vacinação dos seus filhos. Vacinas salvam vidas, evitam a lotação de hospitais e elas estão disponíveis gratuitamente pelo maior programa do Sistema Único de Saúde, o Programa Nacional de Imunizações. Então, temos que nos orgulhar e nos vacinar”, enfatizou.

A secretária agradeceu ainda o trabalho dos profissionais da saúde na vacinação e o engajamento dos municípios que levam as vacinas aos braços de cada cidadão catarinense.

O objetivo da Campanha de Multivacinação é resgatar crianças e adolescentes que deixaram de tomar alguma dose das vacinas de rotina ou das vacinas de Campanha, como a Covid-19, por exemplo, a fim de elevar as coberturas vacinais e reduzir o risco de reintrodução e/ou disseminação de doenças que podem ser prevenidas com a imunização.

João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica, avalia a ação como uma oportunidade para que pais e responsáveis garantam a proteção dos seus filhos contra diversas doenças. “Temos enfrentado um momento de queda das coberturas vacinais em virtude de diversos fatores como fake news, falsa sensação de segurança, causada justamente pela eficácia das vacinas e a diminuição e/ou ausência de doenças, mas precisamos reverter esse cenário para evitar que elas retornem ao nosso convívio”, esclarece o diretor.

Durante a Campanha serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e vacinas de Campanha que protegem contra mais de 20 doenças. A Secretaria de Estado da Saúde orienta que os municípios, além de ofertarem doses nas unidades básicas de saúde, também o façam em locais de grande circulação de pessoas, como escolas, praças, shoppings, parques, para que seja possível resgatar o maior número de crianças e adolescentes não vacinados.

Pais e responsáveis podem aproveitar a oportunidade para atualizar as suas cadernetas de vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacinas, de forma gratuita, para pessoas de todas as idades, desde a primeira infância, passando pela adolescência, fase adulta e para os idosos. Existem também doses específicas para as gestantes.

Coberturas vacinais

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) destaca que Santa Catarina sempre foi referência na vacinação, ficando à frente de diversos estados nas coberturas vacinais, ultrapassando inclusive a média nacional. No entanto, nos últimos anos, tem enfrentado uma queda na imunização. Apesar disso, no ano de 2022, conseguiu manter uma estabilidade e, agora, em 2023, já há uma melhora, mas o objetivo final ainda não foi alcançado, que é o de voltar a bater as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, de 95% para a maior parte das vacinas.

Chuvas

Em virtude das fortes chuvas que atingiram o estado na última semana, nem todos os municípios estarão aptos a iniciar a Campanha de Multivacinação neste momento. Desta forma, a Secretaria de Estado da Saúde orientou que essas cidades realizem a vacinação em data posterior, assim que a população atingida pelos temporais tenha sido devidamente assistida e o município tenha condições de iniciar a Campanha. É importante que a população das cidades atingidas fique atenta às informações repassadas pelas secretarias municipais de saúde a respeito da vacinação.

“Nenhum município será prejudicado na Campanha, tão logo as águas baixem as vacinas estarão à disposição de toda essa população que sofre com as cheias. Nenhuma criança, adolescente ou adulto ficará sem vacina. Esses municípios terão um um período maior, caso necessário, para realizar a ação”, ressaltou a secretária Carmen Zanotto durante a abertura.